sábado, 8 de agosto de 2015

MUDANÇA DE ÉPOCA E ‘NOVAS GERAÇÕES’

        


    Tamanhas são as transformações que vêm ocorrendo em nossos  tempos, que já se tornou um fato comum dizer que estamos não apenas numa época de mudança, mas numa  “mudança de época”. As mudanças socioculturais vêm trazendo novas interpelações para todas as áreas do conhecimento humano.
   Com as juventudes não poderia ser diferente. Sobretudo os jovens são balançados pelos fortes ventos desta (pós) modernidade que estamos vivendo. Neste contexto, as “novas gerações”já trazem em si as marcas destes novos tempos, têm seu modo de ser, de vestir, de de se comportar, de lidar com os meios eletrônicos. Elas questionam as instituições e nos levam a discutir as perspectivas para o futuro da vida humana e da vida no planeta. Como na música “O amanhã”, de Simone, “O que será do amanhã, como vai ser o meu destino”.
   A natureza é uma escola. Assim, é bom lembrar que chega um tempo em que os canários entram na “muda”, tempo em que caem penas velhas e as novas ainda não nasceram. Nesse tempo eles perdem sua beleza, ficam mais enfraquecidos, de cabeça baixa, perdem o ânimo de cantar e precisam de uma alimentação mais nutritiva para resistir as transformações desta fase. Contudo, as penas novas sempre surgem ainda mais belas  e macias que as anteriores. Então eles voltam a cantar, agora de roupa nova.  Trata-se de um processo natural e necessário para que continuem a ser o que são.
   Como os canários, também as juventudes entraram  na “muda”. Apesar de sua exuberante beleza estética,  muitos não veem a beleza da vida dos jovens. Nesta mudança de época, as sólidas roupagens das suas estruturas estão caindo. As instituições estão envelhecidas e já não conseguem responder aos novos tempos. As penas velhas estão caindo, mas ainda não surgiram as novas alternativas. Daí a perda do fascínio pelos valores, pela política, pela religião, pelas coisas do Estado e até pelo futuro.
   Há um enfraquecimento dos grandes ideais, das propostas de mudança do mundo e grande decepção diante da realidade. Não raro isto conduz a uma fuga do mundo, fuga do compromisso, fuga da realidade, e há muitos meios para isso: drogas, sexualidade desregrada, violência, gangues, onde o que conta é o “aqui e agora”.
   É tempo de sofrimento, mas não de desesperança. À semelhança dos canários, precisamos de nutrientes que  nos fortaleçam  na crise até que as penas dos tempos novos cresçam. Até que se processe  as devidas e profundas transformações para que as juventudes recuperem ou refaçam as raízes primeiras que dão sentido à sua existência.
   É na crise que se gesta o novo, e os jovens são e serão os protagonistas da nova sociedade. Permanece a certeza de que Deus não nos abandona, mas que faz história conosco. “Há uma esperança para o teu futuro”. (jr. 31,17). E assim como ele nos chama, também nos guia, Que tenhamos sempre ouvidos atentos, ouvidos de discípulos (cf. Is 50.4) para podermos ajudar nossos jovens.
   Afinal, vivemos junto a uma nova geração e o futuro, que se gesta no presente, passa pelas nossas mãos, nossas ações, escolhas e decisões. Estamos numa grande mudança de época. ( FONTE: jornal O LUTADOR. 1º a 10 de Dezembro de 2014, página 10, espaço JUVENTUDE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares