quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A CIDADE DEVERIA PLANTAR 4,3 MI DE ÁRVORES PARA NEUTRALIZAR POLUIÇÃO.



  Cálculo foi feito pela Sema, que destaca que cumprimento da lei determinando plantio de uma árvore por carro zero vendido é simbólico e não tem efeito punitivo.

   Londrina precisaria plantar 4,321 milhões de árvores para compensar todas as emissões de carbono provocada pela circulação da frota de veículos na cidade. O cálculo foi feito pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), a pedido do JL, a partir da informação do Detran-PR de que em fevereiro de 2015 circulavam 360.086 veículos na cidade.
   A Sema tenta envolver as concessionárias de veículos novos  de Londrina no cumprimento da lei municipal que determina o plantio de uma árvore para cada carro novo vendido.  A secretaria ampliou por mais dez dias o prazo encerrado em 31 de julho para a apresentação, pelas concessionárias, dos relatórios sobre as vendas de veículos. O dado é necessário para determinar o número de árvores a serem plantadas em Londrina por concessionárias.
   Segundo a Sema, o plantio de uma árvore por veículo pelas concessionárias teria efeito simbólico e ajudaria a incentivar as questões ambientais na cidade. As mais de 4,3 milhões de árvores necessárias para neutralizar a circulação de todos os veículos de Londrina considera  o plantio de pelo menos 12 árvores por ano por carro. Neste caso, a conta foi feita como se cada carro andasse, em média, até 1 mil quilômetros ao mês. Outros cálculos consideram que o ideal seria o plantio de 20 árvores por carro, ao ano.
   Segundo a lei 10.766/2009, o plantio deve ser feito de setembro a março e comprovado pelas concessionárias até 1º de abril do ano seguinte. Se não o fizerem, serão multadas em R$ 200 por veículo.
   A lei só vale para veículos de passeio movidos a álcool ou gasolina. Entre Junho de 2014 e maio de 2015, Londrina ganhou 9.335 caros novos nas ruas – o que teoricamente levaria ao plantio do mesmo número de árvores. “A intenção não é punir  empresas pelo simples fato de que elas vendem carros. Até porque, a responsabilidade ambiental do motorista que adquire uma unidade também deve servir como reflexão e ser observada”, diz o agrônomo da Sema, Paulo Guilherme.
   Um estudo de 2010, publicado na Revista Franco-Brasileira de Geografia pelas pesquisadoras Mirian Vizintim Fernandes e Cristina Kleba Lisboa, da UEL, tenta medir o impacto de várias atividades na qualidade de vida da cidade. No documento, as autoras apontam que cada litro de combustível fóssil consumido libera 2,3 kg de CO2 (dióxido de carbono). A partir dos dados da pesquisa. A frota atual de Londrina estaria, hipoteticamente, despejando 828.197,8 kg de CO2 nas ruas. As pesquisadoras ressaltam que o poder público deveria  implementar esforços para medir a qualidade do ar no Município, abordagem  hoje inexistente. ( MARCELO FRAZAO 

-  marcelof@jornaldelondrina.com.br, página 9 , Geral, MEIO AMBIENTE, publicação do JORNAL DE LONDRINA, quarta-feira, 5 de agosto de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares