terça-feira, 4 de agosto de 2015

PALAVRÃO



   Não sou de dizer palavrão. Não é puritanismo de minha parte, apenas uma questão de temperamento. Alguns de meus melhores e mais inteligentes amigos dizem um nome feio a cada três palavras e não são menos queridos por isso.
   Um amigo usa a expressão fdp (por extenso) com naturalidade e humor tão evidentes que o suposto xingamento se transforma em saudação. Outras palavras de sua preferência – como aquela que designa a parte traseira da anatomia, no aumentativo – fluem com uma tranqüilidade de mil santuários. Não tenho esse dom. O palavrão na minha boca soa como palavrão.
 A elegância e a cordialidade,  embora  apreciáveis em si mesmas, são virtudes fracas. Seria ridículo pedir a Deus para ser elegante. E sempre foi possível ser um perfeito pulha sem dizer uma só grosseria. O problema não é o palavrão, é a palavrinha. Aquele termo dito sem convicção íntima, sem passar pelo coração.
 O engraçado é que, nas vezes que recorro ao palavrão, as pessoas ficam escandalizadas. Outro dia uma senhora me chamou de moralista. Então eu respondi que deveria ser o moralista mais estranho do mundo, por ter Henry Miller, Philip Roth e Olavo de Carvalho entre meus escritores preferidos. A esse comentário, adicionei um verbo e um substantivo impublicáveis neste jornal de respeito. Fiz o mesmo com um valentão de internet “conservador”. Mandei-o fazer uma coisa que não se faz nem se diz na frente de crianças. A reação dos dois foi parecida: viraram a deputada Maria do Rosário.
 Mas a atual situação do Brasil tem provocado uma forte mudança em meus hábitos. Ao pensar no petrolão, eu penso em palavrão. Ao pensar nas pedaladas fiscais, eu penso em palavrão. Ao pensar na inflação, eu penso em palavrão. A pensar nos impostos, eu penso em palavrão. Ao pensar na minha conta bancária, eu penso em palavrão. Ao pensar na maioridade penal, eu penso em palavrão.  Ao pensar  nos 60 mil homicídios por ano, eu penso em palavrão. Ao pensar em Lula e Dilma, eu penso em palavrão. É. O PT está me transformando em boca suja. ( Página 5, geral, espaço DIA DE CRÔNICA -  PAULO BRIGUET briguet@jornaldelondrina.com.br 
www.jornaldelondrina.com.br/blogs/comoperdaodapalavra publicação do JORNAL DE LONDRINA, segunda-feira, 3 de agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares