segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O LIVRO SEM PAPEL



   Uma das vantagens de lançar um e-book é reunir centenas de pessoas numa sessão virtual


   Publicar livros é um prazer que supera o trabalho de uma sessão de lançamento. Já roí as unhas aguardando que as caixas chegassem da gráfica, quando na biblioteca já havia pessoas cumprimentando pelo novo livro que nem eu sabia se estava mesmo pronto. Disfarçando o nervosismo, a gente fica ali sorrindo, enquanto poucos amigos sabem do drama de esperar um livro que atrasou por motivos que se acumulam da escrita à impressão.
   Lançar um livro é como se preparar para um encontro amoroso. O autor pensa no que vai dizer, memoriza duas ou três dedicatórias ou entra no fluxo do momento correndo o riso de escrever traço em vez de abraço, como naquela vez em que fiquei disfarçando a palavra errada até transformá-la num garrancho.
   Sou apaixonada por livros impressos, daqueles que a gente leva para a cama aproveitando até o cheiro e no qual deixa anotações sobre um trecho importante. Gosto tanto disso quanto de encontrar anotações em livros comprados em sebos.
   Tudo o que disse até aqui corre o risco de sumir no tempo e ficar em nossas vidas de leitores como um fetiche. Na última terça-feira lancei meu primeiro e-book sem sair de casa. Na companhia de outros autores fizemos uma página em rede social para o lançamento sem autógrafos, mas com muita conversa e o direito a garrafas de Moet & Chandon que foram postadas geladinhas, dando à ocasião um charme adicional que na realidade nunca poderíamos oferecer. Há champanhes que custam bem mais que um livro.
   O que acabo de lançar é uma versão e-book de “Todas as Mulheres em mim”, publicado em 2010 pela Kan Editora e Atrito Art. A nova versão faz parte da coleção Prato de Cerejas, idealizada pela jornalista e poeta Marisa Sevilha Rodrigues e publicada pela e-galáxia, por Tiago Ferro, para ser distribuído nas livrarias virtuais do país. Renato Silva, Joana Woo, Pedro Mota Pereira, Jonathan Constantino e Edson Bueno de Camargo (in memoriam) também participam da coleção. As fotos de capa são de Izabel Demachi e o projeto gráfico de José Luiz Silva.
   As informações de praxe servem de moldura ao que me chamou a atenção neste lançamento: a leveza de não carregar nenhum livro, não precisar conferir os exemplares na caixa, não me preocupar em sair de casa de salto alto, nem indagar se haveria público suficiente para justificar um lançamento presencial em noite de chuva. Os leitores apareceram espontaneamente e se divertiram muito na festa, na qual além de  autora fui DJ , postando  um hit em que Mick Jagger rebola com Amy Winehouse, além de ter servido Veuve Clicquot para terminar a sessão.
   Se a literatura é o território da imaginação acho que nunca me diverti tanto fantasiando junto com pessoas que apareceram para dar os parabéns e ler poemas que foram surgindo na tela junto com imagens escolhidas a dedo. Meu novo livro não tem cheiro, mas soube que já estão criando aromas para alguns  aplicativos de modo que a gente pode ter no e-Reader a mesma sensação olfativa que o papel oferece. Fora isso, o preço infinitamente menor de um e-book em relação a um  livro impresso, talvez anime os leitores.
   Entre vantagens e desvantagens, continuo apaixonada por livros. E se fico tão à vontade numa sessão de autógrafos na internet, entretanto mantenho meus rituais na hora da leitura, deixando um copo d’água da cama para não ter que me levantar no meio de um capítulo. Um cobertor nos dias frios ou ventilador no verão também ajudam quando a gente embarca numa viagem literária sem querer descer nas paradas. Antes que eu me esqueça, os links para quem quiser conhecer ou comprar os livros da coleção Prato de Cerejas estão no blog da editora e-galáxia: http//blog.e-galaxia.com.br/maispoesiabrasileira/
   Desejo a todos boa viagem, que seja tão prazerosa como lançar e obter livros de forma despojada, sem a preocupação com a caixas que vêm das gráficas ou com os volumes que nunca chegam pelo correio. É só clicar, mas claro que ainda sinto falta daquele cheiro inebriante da tinta em papel novo. ( celiamusilli@terra.com.br  página 4, FOLHA 2, espaço CÉLIA MUSILLI, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, domingo, 30 de agosto de 2015). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares