terça-feira, 25 de agosto de 2015

PACOTE ANTICORRUPÇÃO PRECISA DE 1,5 MILHÃO DE ASSINATURAS


  Ministério Público Federal busca apoio para apresentar à Câmara dos Deputados projeto de lei de iniciativa popular
   Diante da corrupção endêmica no Brasil e das investigações recentes da Operação Lava Jato, que apontaram desvios milionários especialmente através da Petrobras, o Ministério Público Federal (MPF) lançou, há cerca de um mês, a campanha 10 Medidas Contra e Corrupção, com objetivo de obter 1,5 milhão de assinaturas de brasileiros e apresentar projetos de lei de iniciativa popular para endurecer as penas e tornar mais ágeis os processos contra crimes do colarinho branco.
   Com o pressuposto de que com as leis atuais é “muito difícil punir os corruptos no Brasil”, o pacote prevê, entre as medidas, o aumento da pena mínima para a corrupção e sua classificação como crime hediondo quando envolver altos valores. Conforme o Código Penal, a pena mínima para  corrupção corresponde à metade da prevista para o crime de roubo, que é de 4 anos.
   Para o procurador da República Luiz Antonio Ximenes Cibin, que atua em Londrina, esta é uma das medidas mais importantes. “Hoje a pena mínima para corrupção é de 2 anos; acabamos concluindo que, nesses casos, infelizmente, o crime compensa. Porque se o indivíduo é condenado, mas tem bons antecedentes, o máximo que vai acontecer com ele é prestar serviços à comunidade”, explicou Cibin.
   Porém, certos de que não é o tamanho da pena que inibe a prática de crimes, as a certeza de seu cumprimento, os procuradores da República também incluíram medidas concretas para que processos envolvendo crimes contra a administração pública tenham duração razoável: três anos para o processo tramitar em primeira instância e um ano para instância posterior.  “Raras  vezes, a gente via um político ou grande empresário ser processado, mas quando era processado passavam-se anos e anos e, ao final, acabava prescrevendo. Os cidadão  saíam solto”, comentou o procurador. “Isso causa sensação de impunidade e descrença no poder judiciário”.
   Outra medida extremamente dura, mas necessária, é uma nova modalidade de prisão preventiva. “Pela  nossa proposta, o juiz poderia decretar a prisão preventiva e mantê-la enquanto o indiciado não devolver o dinheiro desviado. Hoje, as fianças são valores irrisórios diante dos milhões e bilhões desviados”, avaliou o procurador.
   As outras medidas são a criminalização do enriquecimento ilícito de agente públicos mesmo sem a comprovação do ato de corrupção;  ações de prevenção  e transparência; reforma no sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilidade dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; e recuperação do lucro derivado do crime, por meio de confisco; e celeridade nas ações de improbidade administrativa.
   Os procuradores da República que propuseram as medidas estão crentes de que nenhuma delas ofende princípios básicos do estado democrático de direito e garantias fundamentais do processo penal, como o contraditório e ampla defesa. “ O sistema atual privilegia demais o réu em detrimento da sociedade. Mas não queremos inverter isso. Queremos equilibrar as forças: deixar o processo tramitar num prazo razoável sem tirar direito de defesa de ninguém”, afirmou Cibin.
   HISTÓRICO
   Leis de iniciativa popular não são comum no Brasil, embora previstas na Constituição e reguladas pela Lei Federal 9.709/1998. Norma que teve origem nos anseios sociais foi a Lei da Ficha Limpa, aprovada pelo Congresso em 2010, após receber o projeto com 1,3 milhões de assinaturas. A medida impede que políticos com condenações por improbidade administrativa ou por crimes contra a administração pública em segunda instância (e não mais apenas o final do processo) sejam candidatos. Representou um avanço no processo eleitoral. Pela lei 9,709, para protocolar no Congresso um projeto  de iniciativa popular são necessárias de 1% dos eleitores do país, distribuídos por pelo menos cinco estados e no mínimo 0,3% dos eleitores em cada um deles.
   “Nossa  meta é superar 1,5 milhão de assinaturas. Quanto maior a adesão, maior será a pressão sobre deputados e senadores para aprovar as medidas. Serão milhões de eleitores dizendo que querem mudanças, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa”, disse Cibin. “Desde 2013,  a sociedade vem clamando pelo combate ``a corrupção. Os últimos protestos sempre tm focado no tema corrupção”.
SERVIÇO
   Os detalhes das 10 propostas incluindo os anteprojetos de leri e as alterações legislativas qe propõem, estão disponíveis na página www.dezmedidas.mpf.mp.br. Também neste endereço as pessoas que são favoráveis às mudanças legislativas podem imprimir a ficha de adesão que deve ser assinada e entregue ao MPF. Várias entidades (escolas e igrejas, por exemplo) e empresas que colaboram com a campanha, já têm listas de abaixo-assinado. Em Londrina, o MPF também pretende, mais adiante, instalar um ponto de coleta de assinaturas no Calçadão da Avenida Paraná

AS DEZ PROPOSTAS-  Conheças as dez sugestões para endurecer as penas  e tornar mais ágeis os processos contra crimes de colarinho branco

.    Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação
.   Criminalização do enriquecimento ilícito de agente públicos
.   Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores
.   Aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal
.  Celeridade das ações de improbidade administrativa
.  Reforma no sistema de prescrição penal
.  Ajustes nas nulidades penais
.  Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2
.  Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado
.  Recuperação do lucro derivado do crime.  (LORIANE CORNELI – Reportagem Local, página 5, FOLHA POLÍTICA, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 22 de agosto de 2015).    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares