segunda-feira, 3 de agosto de 2015

AMAMENTAÇÃO E TRABALHO; PARA DAR CERTO, O COMPROMISSO É DE TODOS.



   Há 24 anos a World Breastfeeding Action (Waba) promove no mundo a Semana do Aleitamento Materno. Sempre pensando num tema de impacto para as políticas públicas, governos, comunidades e organizações, a Waba estimula o desenvolvimento de ações que favoreçam o aumento nos índices no aleitamento materno exclusivo que, de acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado nos primeiros 6 meses de vida e após o início da alimentação complementar, até 2 anos ou mais, como fundamental para a saúde da criança.
   No Brasil (2009), menos de 70% das crianças mamaram nas primeiras horas de vida, variando de 58,8% em Salvador/BA a 83,3% em São Luís/MA. Nem 50% das crianças são amamentadas exclusivamente até o sexto m|ês de vida em nosso país e, apesar de termos avançado nos índices de aleitamento materno nos últimos anos, há muito ainda a se fazer. A duração mediana do aleitamento materno exclusivo é de 54,1 dias e do aleitamento materno com alimentação  complementar, 341,6 dias.
   O uso da mamadeira e da chupeta, comprovadamente hábitos que levam ao desmame precoce do aleitamento materno, tiveram prevalência de uso de 58,4% e 42,6% respectivamente, no Brasil. Destacam-se os grandes prejuízos dos bicos artificiais ao aleitamento materno e, posteriormente, ao crescimento facial, desenvolvimento muscular, alinhamento dentário e, finalmente às funções a serem realizadas pelas estruturas faciais  - respiração mastigação, fala e deglutição.
   Nessa área, em especial, o fonoaudiólogo tem papel fundamental. Por isso há uma ação preventiva no incentivo, promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno  e desestímulo ao uso de chupeta, mamadeira, sucção de dedo e tantos hábitos orais que podem trazer conseqüências à criança. Quanto mais tempo a criança for amamentada – com fornecimento de informações adequadas para a  mãe, auxílio em suas dificuldades, realização da transição alimentar após o sexto mês de idade com alimentos nas consistências adequadas, estímulos ao amadurecimento muscular e ao crescimento das estruturas orais – melhor  o desenvolvimento do sistema estomatognático   e saúde geral e fonoaudiológica da criança.
   Com relação ao tema da Semana da Amamentação deste ano, os dados da pesquisa de 2009 destacam ainda que as mulheres com maior freqüência  de aleitamento materno exclusivo estão entre as que estavam em licença maternidade no momento da pesquisa.
   Esta informação é de extrema importância, pois apesar da indicação de seis meses  de amamentação exclusiva, nossa legislação trabalhista oferece apenas quatro meses de licença maternidade. No entanto, com apoio familiar, da comunidade, das empresas e das políticas públicas de saúde, é possível manter o aleitamento materno e o trabalho com harmonia, compreensão, flexibilidade, produtividade, lucro, realização profissional  e qualidade. ( CRISTIANE GOMES,  fonoaudióloga , docente do curso de fonoaudiologia  da  Unopar e consultora internacional em amamentação (IBLCE), página 2, espaço ponto de vista, publicação do JORNAL DE LONDRINA, domingo,2 de agosto de 2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares