sábado, 29 de agosto de 2015

NÃO SE VENDEM MAIS FRANGOS ATROPELADOS





   Agora que eu os fiz esperar, vocês podem sentir um pouco da decepção que eu senti ao saber o que era um frango atropelado. Você pega a ave, retira a  cabeça dela sem cortar o frango por inteiro. Então você leva para marinar por um dia inteiro no tempero de sua preferência e o assa aberto na grelha. Então, ele fica com a estrutura inteira e as marcas da grelha dão o formato das rodas na carne. O trabalho do senhor Vicente era desossar o frango de maneira exímia, mergulhá-lo no tempero especial (a receita de família ele não compartilhava) e atender a demanda dos churrascos de fim de semana na vizinhança.
   Por cerca de 15 anos ele manteve essa rotina. O Vicente ainda trabalhava como metalúrgico na indústria, enquanto sonhava com os anos vividos no sítio. “Bons anos, os melhores”, ele lembra.
   “Quando eu era jovem, ajudava meus pais com os frangos na roça. Não era só desossar não. Tinha que correr atrás da galinha. E aquelas galinhas davam uma canseira na gente. Depois de captura-la, aí sim vinha o trabalho de desapegar do bichinho e levar para o matadouroonde, após um golpe certeiro do meu pai, aprendi a tirar os ossos da galinha sem prejudicar nem um pouquinho o formatinho. Os temperos aprendi com a minha mãe. Dos 12 filhos que mãe Maria teve, todos homens, eu sou o mais novo. Então tinha que ajudar na cozinha também. Foi com ela que aprendi sobre ervas, temperos e cozimento. Com meu pai aprendi a ser durão. Foi o que mais me ajudou na indústria. Um fruto não cai muito longe do pe´, né fia?
   Minha mãe já estava impaciente com toda  aquela conversa e me puxava de canto. “Deixa disso  Patrícia, deixa o homem”. Mas eu queria escutar o que ele queria dizer. E seu Vicente continuou. Me contou que foi depois de se apaixonar pela filha do fazendeiro que fgiu com ela para a cidade. “Eu não tinha dinheiro, mas eu sabia trabalhar. E pra nóis (sic) era só o que bastava. Chegamos aqui em São Paulo e fizemos a nossa vidinha. Tivemos três meninos e uma menina. Agora tenho dez netos que  são minha alegria!” E sorriu. Minha mãe me puxou mais uma vez, e ele entendeu a deixa. Finalizou.
   Com os anos, os dedos de seu Vicente foram encurvando e ficando duros. “Cachaça”, reconheceu. Mas ele ainda dava conta. Porém, há cinco anos, quando perdeu seu ingrediente especial, Dona Lica, não viu mais motivos para atropelar os frangos, me confessou com os olhos apertados e a voz embargada de quem se lembra de toda uma vida em uma palavra. Nesse caso, uma sentença: vende-se frango atropelado. ( PATRÍCIA MARIA ALVES,  jornalista na FOLHA, pagina 2, espaço DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, sábado, 29 de agosto de 2015).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares