terça-feira, 15 de março de 2016

TU OU VOCÊ?


   Na coluna da semana passada, ao tratar do uso dos tempos verbais, mencionamos que muitas vezes é usada uma forma verbal correta, mas associada à pessoa gramatical errada. Essa confusão acontece, principalmente, com relação ao uso de TU e VOCÊ. Vamos, então, tentar esclarecer um pouco essa questão.
   O pronome TU é muito antigo, fazendo parte da língua portuguesa praticamente desde sua origem. Em Portugal, aliás, é muito usado até hoje, como forma de tratamento informal, ou seja, quando há um certo grau de intimidade com a pessoa. Já no Brasil, embora tenha perdido muito espaço para o VOCÊ, continua senso utilizado em muitas regiões, principalmente no Sul e Nordeste do País (embora seja possível também encontrá-lo em outros lugares). Assim, é como ouvir frases como: “Tu não sabe de algo”, “Tu fez o que devia” ou “Tu vai a algum lugar”, quando as formas mais adequadas seriam “sabes”, “fizeste”, “devias” e “vais”. Isso não é um problema generalizado, pois há muitos lugares onde os verbos são devidamente conjugados. 
   VOCÊ vem do pronome de tratamento VOSSA MERCÊ, que tem uma origem nobre, pois quando surgiu, ainda bem antes do descobrimento do Brasil, era usado exclusivamente para os reis de Portugal. Posteriormente, quando os reis passaram a ser chamados de “alteza”, o tratamento passou a ser de uso dos nobres e só depois de mais de um tempo é que chegou ao povo em geral. Além disso, com o passar dos séculos, o pronome foi evoluindo, passando de VOSSA MERCÊ para VOSSEMECÊ, VOSMECÊ, VANCÊ e, finalmente, VOCÊ. 
   Agora no Brasil, é largamente utilizado cono tratamento informal, substituindo o TU na maior parte do País, enquanto que, em muitas regiões de Portugal, é uma forma respeitosa de se dirigir a alguém , equivalente ao nosso SENHOR ou SENHORA. 
   Diferentemente do que acontece com TU, as pessoas geralmente não erram a conjugação verbal com VOCÊ, com exceção do imperativo, como vimos na coluna da semana passada. O maior problema aqui é com outro tipo de concordância, a que envolve outros pronomes, principalmente os possessivos e os pessoas oblíquos. No primeiro caso, o que “combina” com VOCÊ , são os pronomes SEU, SUA, SEUS, SUAS, e não TEU, TUA, TEUS, TUAS, como muita gente usa. O mesmo acontece com os pronomes pessoais do caso oblíquo, pois é muito comum ouvir o TE, sendo usado junto com VOCÊ.
   Então, tome cuidado, se você não costuma chamar ninguém de TU, não deve usar frases como “Fui à TUA casa ontem” ou “Vou TE pedir um favor”. O mais correto seria usar SUA e LHE, nesses casos. Se o pronome oblíquo for objeto direto, as formas mais adequadas são O e A ( em vez de “Eu Te amo”, “Eu o amo”, “Eu A amo” ou, simplesmente, “Eu amo VOCÊ”). Isso tudo também vale para as formas de tratamento SENHOR e SENHORA, já que também fazem a concordância com a terceira pessoa. 
   É importante lembrar que todas essas regras se referem ao nível formal da língua, baseado na forma culta. Na linguagem informal, usada no dia a dia, não é um pecado tão grande usar esta ou aquela forma, se isso é comum na fala de sua região. O fundamental é que você saiba diferenciar uma situação de outra, adequando seu “jeito” de falar ou escrever, de acordo com a necessidade do momento. 
   Ficou com alguma dúvida? Mande para nosso e-mail . Até a próxima terça! (FLAVIANO LOPES – PROFESSOR DE PORTUGUÊS E ESPANHOL. Encaminhe suas dúvida e sugestões para bemdito14@gmail.com página 5, caderno FOLHA 2, espaço BEM DITO, terça-feira, 15 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares