domingo, 6 de março de 2016

FEMINISMO ÀS AVESSAS


   Março traz feminismo como palavra de ordem, enquanto números mostram a mulher bem-sucedida, diferenças salariais e problemas em várias escalas sociais, reforçando a figura do sexo frágil que quer parecer um homem. 
   Ser mulher bem-sucedida no século 21 é sinônimo de “ser homem”, delimitando sua existência em disputa de cargos e atitudes contrárias à natureza feminina, permitindo que o homem veja fraqueza naquilo em elas são mais fortes , sendo natural que a nova geração masculina ache uma piada haver tratamentos legais diferenciados para a mulher, fazendo piada de conquista de anos de batalha, apenas porque entendem como exagerada vantagem para elas. 
   Enquanto meninas e meninos crescem como iguais, sem respeito às particularidades de cada sexo, a ordem masculina vai engolindo inúmeros talentos que fazem opções pela solidão, conhecimento, trabalho em detrimento da maternidade, de laços familiares. Vão se transformando em produto do consumismo e do luxo à procura de reconhecimento, como se pertencer ao sexo feminino fosse uma lástima a ser combatida.
   O mundo, aos poucos, vai enterrando a doçura e a sabedoria da mulher que já não se assume nas diferenças que a faz especial. É um mundo assexuado, determinando novas estruturas familiares, modernas, produtivas sem sexo, afinal de contas homem não menstrua, não engravida, não amamenta, não precisa ter compromisso com família, não tem cólica e por isso é sempre mais produtivo. 
   Dia da mulher deve ter foco de mulher, deixar de lado essa áurea de competição para permitir que a mulher seja mulher, simplesmente mulher, respeitada em sua feminilidade sem que isso signifique seduzir e se oferecer, admirada na sua opção pela maternidade, sem que isso signifique ser preguiçosa ou inapta para o trabalho, deixar que as meninas brinquem de boneca sem que isso signifique domesticá-las. 
   A palavra de ordem é respeito à natureza humana que dá músculos fortes ao homem para que ele sustente a família que precisa ser gerada em um útero feminino. 
  Respeitar uma mulher é dar dignidade e salários aos homens para que eles possam alimentar a mulher que gera seus filhos, permitindo que ela os eduque dentro da família, ao invés de deixá-los para o mundo porque precisa complementar a renda familiar.
   Respeitar a mulher é entender que ela não possui músculos preparados para a força bruta, mas que tem no coração a sabedoria necessária para  plantar a família e fazê-la florir dentro   de uma lógica saudável, desde que não precisem deixar que seus filhos sejam educados pela TV que a substitui quando sai para o trabalho porque precisa alimentar sua prole. 
   Respeitar a mulher não é coloca-la no tanque ou no fogão, nem impedir que ela seja profissional, porque as mulheres são competentes. Não é só dar a elas o salário dos homens, mas é, também, dar dignidade em tudo que ela fizer, e considerar as diferenças de sua natureza feminina, acima de tudo, considerar trabalho o que ela faz sem salário porque isso não tem preço. 
   Respeitar a mulher é vê-la como mãe, esposa, cidadã, sem ser kit de fantasia masculina, sem ser Amélia ou ser apontada como feiticeira, Carmem e Medusa, punida por ser bela e sedutora, o que é da sua própria natureza. 
   Os números apresentados no mês da mulher são reais, visíveis, mas só isso resolve? 
   Por isso, enquanto o mundo comemora a mulher como homem, vou na contramão, com a mulher que precisa ser apenas respeitada, sem   assumir um papel masculino. 
   Admiro a mulher que mãe ou profissional, respeita a si mesma, e exigi dos outros que a respeitem como sexo feminino e não como paradigma do sexo masculino. 
   E convido a mulher para sentir-se forte e corajosa para conhecer do próprio útero que gera o mundo, e que não permita que o sexo feminino continue sendo saqueado como um objeto qualquer, que ensine a seus filhos o que é doçura feminina, mesmo nos mais altos escalões do trabalho, onde hoje, a mulher já está. Acima de tudo, mulher é coisa séria o ano todo, e não só em março. (SANDRA GASPAROTTI, advogada em Arapongas, página 2, ESPAÇO ABERTO, domingo, 6 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares