terça-feira, 22 de março de 2016

MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO


   Há algumas semanas, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância, fez uma crítica aos parlamentares brasileiros. Ele reclamou que em dois anos desde o início da maior investigação contra corrupção já realizada no País, pouca movimentação se viu na Câmara Federal ou no Senado para mudar a legislação no sentido de dificultar a prática da corrupção sistêmica, que se tornou forte demais por aqui. 
   Porém, a partir de abril, os congressistas terão que começar a pensar – ou a se preocupar – com essa pauta. Isso porque o Ministério Público Federal (MPF) conseguiu reunir o apoio necessário para apresentar ao Congresso uma série de propostas legislativas que têm como objetivo combater o “crime do colarinho branco”. Trata-se da campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”, que na última sexta-feira foi encerrada após obter 1,7 milhão de assinaturas de eleitores – o mínimo exigido para o início da tramitação de um projeto de lei de iniciativa popular é de 1,5 milhão de assinaturas. 
   A tramitação do pacote anticorrupção no Congresso deverá ser semelhante ao processo percorrido pela Lei da Ficha Limpa, também criada a partir da iniciativa popular e sancionada em 2010. Essa lei torna inelegível pessoas condenadas por corrupção eleitoral e improbidade administrativa, entre outros crimes.
   As “10 Medidas” contemplam várias propostas de mudanças legislativas. Se passarem pelo Congresso, as penas serão mais rígidas para quem comete crime de corrupção. As medidas também têm como objetivo facilitar a recuperação de recursos desviados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais, criminalizar o enriquecimento ilícito entre outras. A campanha nasceu a partir do trabalho da força-tarefa da Lava Jato. 
   As milhares de assinaturas não dispensam a aprovação das propostas na Câmara e no Senado. Mas tanto apoio representa pressão popular e se o cidadão brasileiro que ver esse pacote de medidas entrar em vigor é preciso continuar mobilizado. Isso porque, organizações não governamentais que fiscalizam o trabalho parlamentar estimam que mais de 500 projetos de lei anticorrupção estão engavetados no Congresso Nacional e alguns deles há muitos anos. Apesar do clamor das ruas, é evidente que muitos parlamentares não estão interessados em dificultar a prática de um crime que, segundo a Fiesp, subtrai todos os anos, dos cofres públicos, entre R$ 50 bilhões e R$ 80 bilhões. ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, terça-feira. 22 de março de 2016. Publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares