quarta-feira, 2 de março de 2016

A LIÇÃO DAS PEROBAS



   1 – O escritor inglês Roger Scruton tem uma excelente definição de conservadorismo: “Encontrar o que você ama e proteger isso”. No livro “Como ser conservador”, Scruton busca a semente de verdade em cada uma das visões de mundo modernas, inclusive o ambientalismo. Com essas sementes, ele cultiva um projeto de vida que poderíamos chamar, sem medo algum do clichê, de “sustentável”. Dizendo de outra maneira: Scruton ensina a defender valores que se mantém vivos porque já foram provados pela sucessão de indivíduos e sociedades. 

   2 – Outro dia quis saber por que um círculo possui 360 graus. Uma das explicações é que os babilônios consideravam que o ano solar durava 360 dias. O círculo seria, pois, uma representação perfeita da unidade entre tempo e espaço. Toda pessoa, instituição ou comunidade depende do equilíbrio entre essas dimensões. 

   3 – Um exemplo histórico é a cidade de Londrina, que só se tornou possível em tão curto espaço de tempo – 81 anos - porque expandiu seus horizontes em 360 graus.Londrina também foi uma solução, digamos agora sem aspas, sustentável. Uma cidade que sempre viveu do equilíbrio entre inovação e continuidade. Aqui os valores do velho Brasil tiveram uma admirável simbiose com o espírito criativo e empreendedor dos imigrantes. 

   4 – No caderno especial do projeto “Encontros Folha”, publicado no último domingo, é digno de destaque o fato de que a palavra “crise” teve relativamente pouco destaque. A palavra ênfase está nos quatro pilares que definem o equilíbrio de uma empresa ou instituição: econômico, social, ambiental e cultural. A ausência da palavra crise não significa, em absoluto, que nós devemos ignorá-la ou aceitá-la com passividade. Quer dizer apenas que precisamos estar preparados para a defesa do que amamos. 

   5 – Amanhã Londrina comemora 80 anos de uma instituição que sempre zelou pelo mais importante: o Colégio Mãe de Deus. A escola católica ajudou a trazer para a nossa cidade, por meio da educação e da cultura, uma notável elevação espiritual. 

   6 – A alguns metros do Colégio Mãe de Deus, existe uma das últimas perobas do centro da cidade. Como explica o escritor Domingo Pellegrini, em seu romance “O Coração das Perobas”, a grande árvores só sobrevive se existir vegetação ao redor. O desenvolvimento de nossa cidade e nossa região foi possível porque as pessoas seguiram o exemplo da peroba centenária e do colégio octogenário – e se uniram para sobreviver.


7 – Roger Scruton chamaria isso de “oikophilia” (amor pelo lar). Padre Kentenich falaria em “pensar orgânico”. E ambos teriam razão. ( Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, espaço AVENIDA PARANA – por PAULO BRIGUET, caderno FOLHA CIDADES, quarta-feira, 2 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares