quarta-feira, 16 de março de 2016

A MÃE QUE ILUMINA O FILHO



   Ontem o Pedro se queixou de dor de ouvido. Quem é pai, sabe: a gente daria tudo para ficar doente no lugar dos nossos pequenos. É o que eu peço a Deus sempre que o Pedro adoece – Senhor, dai-me essa dor. 
   Se diante de uma simples dor de ouvido nos sentimos assim, imaginem qual não é o sentimento da mãe que vê o filho aos poucos perder o sentido da visão. Neste domingo, 13 de março, eu conhecei essa mãe. 
   Anos atrás, a professora londrinense Lucinea Rezende recebeu às cinco horas da manhã um telefonema do filho André, que na época morava em Salvador. Ele simplesmente queria compartilhar com a mãe a beleza de um nascer do Sol. 
   O tempo passou e André, hoje com 43 anos, não pode mais ver. No final de um domingo, Lucinea decidiu passear às margens do Igapó e fotografou com sua câmera um magnífico poente entre os prédios. 
   Costumo dizer que o Sol em Londrina não se põe: ele arde. Talvez com ciúme do azul tão espetacular do céu, a estrela solar recorda, no fim do dia, o sangue dos pioneiros e o incêndio das antigas florestas. A foto de Lucinea, que ilustra a coluna de hoje, traduz com perfeição o sentimento das nossas tardes. 
   Ao contemplar a foto, aconteceu o inevitável: Lucinea pensou no filho. Ela, que se tornou fotógrafa há poucos anos, também é uma apaixonada por literatura, e decidiu, então, descrever para André as cores e forma que compõem aquela imagem. Eis um trecho do que ela escreveu: 

   “Querido André,
   Na foto 4031, as cores vão do laranja ao preto. No centro, no sentido horizontal, está a imagem do lago, ladeado por árvores. Esse centro é multiplicado por dois, em razão do reflexo nas águas. É como se fosse um bicho qualquer, que tem a calda arredondada, maior que o corpo. Essa calda parece uma roda gigante... imagem e reflexo se juntam e entre as folhas das árvores, que constituem a imagem refletida nas águas, de cor escura, está a cor laranja, compondo filigranas, como uma renda escura, permeada pela intensa luz solar.
   Sobre as árvores, a imagem dos prédios. Em tons bege com pontos escuros, eles se mostram em sua imponência, ladeados pela cor laranja, como se fosse fogo a envolve-los. Como perfeitas labaredas, o branco, cinza e laranja compõem muitas cores, a emoldurar as construções. Tudo refletido, igualmente, nas águas do Lago.
   No início da imagem, à esquerda, a imagem de um prédio mais alto ocupa todo o espaço. Ao longo do espaço, no centro, visto conforme a linha do horizonte, prédios mais baixos se alternam, lado a lado. No céu e nos reflexos dele, as nuvens alaranjadas, com tons de cinza.”


A professora Lucinea Rezende , mãe do poeta e músico André Rezende Marques, leu essas palavras na reunião da Academia Londrinense de Letras, no último domingo. Ela lembrou que fotografar significa “escrever com a luz”. Ao retribuir o nascente em Salvador com o poente em Londrina, a mãe do André nos dá uma lição de verdade, bondade e beleza. 
- Senhor, dai-me essa luz. ( FONTE: Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet, quarta-feira, 16 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares