sábado, 19 de março de 2016

MULHERES: UMA NOVA HISTÓRIA


   Há mudanças significativas no papel que a mulher vem ocupando ao longo dos anos. Conquistas de direitos legais, profissionais e de novos papeis no ambiente familiar estão possibilitando a criação de uma nova identidade e oferecendo oportunidades para que a mulher escreva uma nova história para ela, no momento, e para as que virão. Ainda há muito a desenvolver para abrir espaços favoráveis e acolhedores para o público feminino, dar voz e oportunidades. E no mês voltado para promover ações e programas com foco no público feminino, é sempre importante olhar para todo o movimento estabelecido e não perder de vista o que ainda precisa ser transformado. É preciso vencer preconceitos, romper a violência à qual muitas estão sujeitas e assumir esses novos espaços que estão sendo abertos. 
   Os passos para a mudança começaram há décadas e ganham personagens e programas importantes para fortalecer o processo. Em 2010, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou os “Princípios de Empoderamento das Mulheres”. Com foco no ambiente corporativo, tais princípios tratam de ações a serem aplicadas no sentido de encorajar; apoiar, confiar e dar oportunidades para que mulheres desenvolvam trabalhos importantes, assumam cargo de maior responsabilidade e representatividade, promovendo maior igualdade de gêneros nos âmbitos laborais. Esse recurso para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho só reforça a necessidade dessas ações e a importância do programa, que se soma a outros movimentos ao longo da história. E o termo “empoderamento feminino” ganha cada vez mais espaço e significado.
   Mas para falar sobre a mulher do século 21 é preciso voltar um pouco na história para entender melhor o que acontece hoje. Durante séculos o homem foi o provedor e arrimo de família. A dominância masculina era financeira e também legal, no sentido jurídico da palavra mesmo. As mulheres não tinham o direito de escolher seus parceiros, o que gostariam de fazer e que profissão seguir, e a tomada de decisões e o estabelecimento de regras familiares eram funções das figuras masculinas que compunham o núcleo familiar. A partir do momento em que as mulheres começaram a lutar e conquistaram seus direitos legais, como votar, estudar e se profissionalizar, os papéis dos homens e das mulheres começaram a se modificar. Elas já não realizavam apenas afazeres domésticos, mas também aqueles classificados como masculinos. 
   Por sua vez, este século traz nova realidade, com mulheres inseridas no mercado de trabalho em diversos campos de atuação, voz ativa na sociedade, à frente de postos de liderança, independentes, que não mais se sujeitam à violência por parte de seus companheiros , com liberdade e direito de expressão. Apesar disso, ainda não é possível dizer que as desigualdades deixaram de existir. Em algumas culturas mulheres ainda não têm a voz que temos hoje no Brasil, e a necessidade de lutar por tais direitos só aumenta. Um belo exemplo é da menina paquistanesa Malala Yousafzai, um dos grandes nomes da luta pelos direitos das mulheres. Ela se dedica a conquistar o direito das meninas de seu país poderem estudar. Esse empenho fez com que ela se tornasse, aos 17 anos, a pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da Paz. 
   Apesar de hoje a mulher ser cobrada a dar conta do trabalho fora e dentro de casa, ainda assim ela está conseguindo ganhar espaço e reconhecimento profissional e familiar. A cada dia elas demonstram que competência profissional independe de gênero. E é válido e fundamental destacar que as mulheres não buscam construir uma sociedade de dominância feminina, mas sim um ambiente que favoreça uma forma de vida plena, que valorize suas habilidades, objetivos, vontades e desejos. Que as lutas não sejam travadas entre os gêneros, mas que haja união para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todos os cidadãos. ( NATALIA MENDES FERRER, psicóloga comportamental em Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, sábado, 19 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares