domingo, 20 de março de 2016

CRISE E DESCRENÇA


   Os desdobramentos da Operação Lava Jato e o aprofundamento das crises econômica e política provocaram reações sem precedentes entre os brasileiros. Manifestações quase diárias nas ruas das principais cidades brasileiras e a tentativa de divisão da população entre “elite branca” e trabalhadores compõem o atual cenário, um dos mais graves da história nacional. Além dos excessos cometidos tanto pelo Judiciário como pelo governo, pelos investigados e manifestantes é preciso que todos tenham maturidade para avaliar o atual momento. 
   Em dois anos, a Operação Lava Jato conseguiu desbaratar o maior esquema de corrupção operado no mundo. Bilhões foram desviados dos cofres da Petrobras, a maior estatal brasileira. Também foi revelado um engenhoso esquema de enriquecimento ilícito, tráfico de influência e favorecimento de pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores – combustíveis que causaram indignação na maioria dos brasileiros. No entanto, talvez a pior reação de todas, presente também muito fortemente entre as pessoas, é a perda da esperança. 
   Reportagem da FOLHA percorreu bairros da periferia de Londrina para conversar com a população sobre a crise política. Importante ressaltar que mesmo entre a população carente e que recebe o conjunto de benefícios sociais do governo federal praticamente não há simpatia à atual administração, mas há uma descrença generalizada com a política. Ao contrário do que tenta tachar o Partido dos Trabalhadores, não são apenas a classe média e a “elite” que estão contrárias. Ocorre a perda de apoio também entre grupos das camadas mais pobres da população, que têm sentido mais fortemente os efeitos da crise econômica e da inflação.
   Além disso, cresce o sentimento de desamparo, de que os governantes não têm a intenção de trabalhar par melhorar a vida da população, que os políticos só pensam em si mesmos e que as manifestações de rua não terão qualquer efeito positivo. Também é uma avaliação muito perigosa e que pode levar a um afastamento ainda maior da vida pública. E, neste momento, é preciso ainda mais participação. O País só irá melhorar quando a população passar a cobrar e a fiscalizar mais os atos de seus governantes, ( FOLHA OPINIÃO opiniao@folhadelondrina.com.br página 2, domingo, 20 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares