domingo, 27 de março de 2016

QUEM PRECISA DE PSICOTERAPIA?




   Autoconhecimento e investimento em si mesmo são algumas das vantagens das sessões com psicólogos. Procurar um profissional é mais um sinal de coragem que de fraqueza. 

   No mês passado, o convite para a inauguração de uma clínica de psicologia trouxe uma pergunta intrigante: quem precisa de psicoterapia? Se fosse uns anos atrás, a resposta poderia ser bem diferente, considerando o então estigma de atrelar a necessidade de um psicólogo a um estado de loucura. 
   “Houve uma melhora, mas ainda é longe do ideal, avisa o psicólogo Paulo Soares, do Núcleo Evoluir e coordenador do curso de psicologia da Unopar. “A psicologia foi regulamentada no Brasil há cerca de 50 anos, ainda é novidade. Mas está sendo inserida em outros contextos, que não o da clínica, como as políticas públicas. E isso vai contribuir para que daqui 10, 15 anos, esse preconceito seja menor. Quando me formei há 10 anos, era bem pior”, lembra
   “A sociedade exige que você seja forte. Que você se levante todos os dias e vá fazer, muitas vezes, o que não gosta. Há os valores de subir na vida, ganhar dinheiro, trocar de carro, ter um apartamento bacana. E tudo isso vem a custo de muito sofrimento psicológico. A sociedade pressupõe que você tem que dar conta. As pessoas não são fortes, ficam tristes, deprimidas e ao tentar disfarçar isso adoecem”, fiz Soares. “Eu sempre digo para todos os pacientes ‘o fato de você estar aqui é prova de que você é muito mais corajoso que a maioria das pessoas’. A sociedade é preconceituosa com as pessoas que admitem que precisam de ajuda." 
   “O movimento é paradoxal. Você está em uma sociedade que enlouquece e faz adoecer, mas ao mesmo tempo não tem espaço para admitir isso”, diz. O psicólogo alerta que “o corpo humano não foi feito para lidar com isso. Vem a alegria, a dor de estômago, a gastrite que é muito comum. O corpo responde’, diz. “É menos uma questão de precisar de psicoterapia e mais de merecimento. As pessoas merecem ter espaço para lidar com isso. , se dar esse presente”, ensina Soares.
   “A psicoterapia pode permitir um autoconhecimento que vai ser muito importante. É importante a gente olhar para a gente mesmo a partir de um prisma mais técnico, que vem do olhar do outro para entender melhor o que a gente faz”, explica Soares. Todas as pessoas merecem. Hoje a psicoterapia é mais acessível que um tempo atrás, há mais profissionais oferecendo esse serviço”, diz. 
   O psicólogo destaca que terapia é um investimento que “você está fazendo em você”, mas o resultado pode ser sentido a médio e longo prazo. “O resultado do processo terapêutico vai exigir um trabalho. Todo ser humano pode se beneficiar desse processo.”
   “As pessoas acreditam e o senso comum reforça que nós nascemos de um jeito e vamos ficar assim para sempre. Isso não é verdade, para a psicologia o ser humano pode mudar o tempo todo”, avisa o psicólogo. Para Soares, a metáfora que define bem o processo terapêutico é a de um filme. “Quando a gente está vivendo a nossa vida, está prestando atenção naquilo que está acontecendo. O terapeuta vai te ajudar nisso. ‘Vamos olhar de fora, vamos ver o que aconteceu. Vamos pausar e pensar em um novo roteiro, em um novo final’, é como costumo apontar para o paciente. O filme é isso: você vai, volta, imagina possibilidades, o que vai acontecer”, contextualiza. ( KARLA MATIDA- Reportagem Local – Fotos: Shutterstock. 

   CAPACIDADE PARA ENFRENTAR A VIDA


   “Quanto mais a pessoa é saudável, mais ela procura a terapia. Quanto mais doente, mais ela é resistente, inclusive acreditando que é ela que está certa no mundo e os outros é que estão errados”, explica a psicóloga Denise Tinoco, coordenadora do curso de psicologia da UniFil. “A psicoterapia serve para o autoconhecimento e pode ser feita em diversas abordagens. Eu trabalho com a psicanálise. O Freud já dizia lá atrás que onde há id (termo que ele usa para falar do nosso consciente), o ego (nosso princípio de realidade) deve estar. Então é muito importante que a gente conheça profundamente o nosso inconsciente”, diz. 
   “Quando estamos cegos, podemos pensar em fazer algo e acabar fazendo outra coisa. Então é muito importante que as pessoas não andem às cegas na vida, que ela se conheça, até para que possa usar as suas potencialidades. Que tenha uma vida mais pautada no prazer e não no sofrimento. Não que ela não vá ter mais sofrimento, isso não existe. Mas que ela tenha mais condições de enfrentamento e que aprenda com as dificuldades e cresça. Para que ela possa viver melhor”, ensina Denise.
   “A gente sabe que 10% da população é resiliente. Então 90% precisa de psicoterapia. Não que os outros 10% não precisem. Só que eles tem mais condições de enfrentamento da vida que os outros”, explica a psicóloga. Com quase quatro décadas de profissão, Denise vivenciou uma mudança grande nas patologias. 
   “Tem toda uma mudança na estrutura familiar e as pessoas vão mudando também. Na época do Freud, que passou a falar de psicanálise no final do século 19 e morreu em 1939, a grande patologia era a histeria porque existia uma sexualidade muito reprimida e culposa. E também havia muitos quadros depressivos”, contextualiza. 
   Segundo a psicóloga, a partir das duas grandes guerras mundiais, principalmente depois da Segunda Guerra, as patologias mudaram muito. “Hoje há muitas pessoas borderliners que ficam no limite entre a psicose, a neurose e a psicopatia. E muita depressão também, que aumentou muito. A psicopatia tem aumentado bastante. Os pais não dão limite para os filhos, até para compensar a ausência, então as crianças não formam direito o superego, que são os valores da cultura introjetada em nós Daí tem muita delinquência, muita mentira”, diz. 
   Denise explica que, segundo Freud, tem saúde mental a pessoa que consegue trabalhar, se sustentar e fazer relações interpessoais duradouras. “Hoje sabemos que saúde mental é sinônimo de espontaneidade e flexibilidade, de capacidade de enfrentamento das situações difíceis, da capacidade de negociação entre as pessoas”, pontua. ( K.M) – KARLA MATIDA ´Reportagem Local, Fotos: Shutterstock, páginas 16, 17 e 18, COMPORTAMENTO, FOLHA DA SEXTA, 25 DE Março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares