quarta-feira, 30 de março de 2016

A CRUZ DOS NOSSO DIAS


   Sempre que vou à Catedral de Londrina, gosto de parar por alguns momentos diante da imensa cruz de madeira que fica ao lado da porta de entrada. É uma obra impressionante, feita com troncos de árvores nativas. O que chama atenção naquela imagem é a força da figura de Jesus preso ao madeiro. No auge do sofrimento, Jesus revela-se em toda sua majestade de Deus-Homem.
   Aquela cruz vem de tempos antigos. Por ser feita de madeira de nossa terra, provavelmente de peroba, tem uma força simbólica que me faz pensar nas histórias dos pioneiros londrinenses. Quando estou diante da cruz, vejo um caminhão chegando em uma noite sem luar. Após longos dias de viagem, o caminhão traz a família do pioneiro Eugênio Brugin – ele, mais a mulher Elvira, que estava doente, e nove filhos. 
   Elvira só conseguia ver três casas de madeira no meio da floresta: uma delas, que o próprio Eugênio havia construído, com a ajuda de alguns camaradas portugueses. Então ela pergunta ao marido: 
   - Onde fica o resto da cidade, Eugênio?
   - Fica um pouco mais pra cima.
   Mas, na manhã seguinte, Elvira descobriu que não havia cidade “mais pra cima”. Em 1931, a cidade eram eles, mais as famílias de David Dequêch e Alberto Koch. Depois chegaram outros. Quase todos passariam pela fome, pela doença, pelo cansaço – pela cruz. 
   Um dia, Eugênio e o filho Fernando ajudaram a erguer uma grande cruz ao lado da Igreja Matriz, no mesmo lugar onde está a Catedral. Jovens e velhos se uniram naquela cerimônia simples e emocionante. Eugênio, imigrante italiano que perdera tudo com a crise de 1929, sentiu-se alegre quando viu a cruz em pé. Eles vieram reconstruír a vida no Sertão: naquele momento, teve a plena certeza de que não estava só. 
   A cruz que Eugênio ajudou a erguer naquele dia não era a mesma que hoje está na Catedral, mas guarda com ela um íntimo parentesco. São cruzes irmãs, são filhas da floresta. Representam a dor e a alegria e a glória daqueles homens e mulheres que venceram tudo para construir um sonho – o sonho que nós habitamos hoje. 
   Em Londrina, Eugênio e Elvira tiveram muitas alegrias, mas também passaram pela maior que se pode conceder: a perda de um filho. Vítima de um provável erro médico, Fernando morreu aos 22 anos, em 9 de setembro. Iria se casar em 5 de outubro. O médico novato que lhe aplicara uma injeção fugiu da cidade às pressas. 
   Hoje é Sexta-feira da Paixão. A palavra Paixão, no caso, quer dizer Sofrimento. Nós cristãos costumamos dizer que a cruz é a única esperança. Temos que passar pela dor antes de conquistar a recompensa. Jesus também vivem em um tempo e um país governado por psicopatas. Ao olhar para a cruz de madeira, filha da floresta, eu vivo um instante de consolação para todo o sofrimento que nossos pais enfrentaram, eo que nós enfrentamos agora. Apesar de tudo, meu coração se enche de esperança, porque logo será dia – o Dia da Ressurreição. ( Fale com o colunista: avenidaparana@jornaldelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet, sexta-feira, 25 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares