terça-feira, 1 de março de 2016

EDUCAÇÃO BÁSICA: DO BOM AO RUIM


   Metaforicamente, o edifício da educação básica brasileira se assenta sob três pilares: a educação infantil é boa; o ensino fundamental também é bom, mas contém algumas patologias; o pilar do ensino médio está coalhado de “bicheiras”, usando o jargão dos engenheiros. 
   Segundo dados do Inep, de 2000 a 2014 a educação infantil obteve um incremento de 2,52 milhões de matrículas. , contrapondo-se a uma queda de 7,25 mi no ensino fundamental. Apesar da queda na taxa de fecundidade, que hoje é de 1,72 filho por mulher contra 2,39 em 2000, a expansão da educação infantil é explicada por uma gradativa mudança cultural, pois é nítida a percepção dos pais em relação aos ganhos socioemocionais e cognitivos do filho. Soma-se a isso, um vigoroso avanço na qualidade das pré-escolas, além do custo absenteísmos de uma babá.
   Cerca de 80% de nossas crianças frequentam a pré-escola, o que de acordo com a Unesco é um ótimo índice. Para corroborar os aspectos positivos, 98,4% de nossas crianças e adolescentes de seis a 14 anos estão frequentando a escola, o que nos aproxima muito da universalização do ensino.
   Entretanto, há diversas patologias que ocorrem no ensino fundamental e, em especial, no médio. Há um descomunal gap quando se compara a qualidade de ensino entre as 230.730 escolas brasileiras, mensurado pelos resultados do Ideb e Enem. Ademais, apenas 8,16 mi de jovens de 15 a 17 anos estão matriculados no ensino médio, o que representa 79% , índice bastante aquém das nações desenvolvidas. A taxa de reprovação e abandono beira os 30% e o Ideb é de 3,7, quando o desejável é 6. 
   De modo geral, nosso ensino médio não oferece atratividade devido à grade curricular excessivamente acadêmica, inflexível e voltada para os vestibulares. Cobra-se dos jovens a aprendizagem de 12 disciplinas obrigatórias, ignorando suas potencialidades e aspirações. 
   Necessitamos, sim, de colégios que mantenham um bom preparo para o ingresso nas faculdades mais concorridas, porém há um contingente de alunos que almejam um currículo que privilegie mais a prática. Com os avanços das tecnologias educacionais, a escola deve equilibrar os conteúdos cognitivos com as denominadas competências socioemocionais. 
   Com a derrocada do Pronatec, apenas 10% dos nossos jovens de 15 a 18 anos estão matriculados em cursos técnicos, um enorme descompasso com países da OCDE, cujo índice é de 40%. O ensino profissionalizante tem o condão de reduzir a evasão e reprovação, pois o estímulo vem da aplicação prática e da perspectiva do rápido ingresso no mercado de trabalho, o que não exclui a possibilidade de ingresso numa faculdade. 
   Há quatro meses, o MEC disponibilizou uma primeira proposta para uma nova Base Nacional Comum Curricular, com ampla consulta à comunidade. Se bem-sucedido, teremos 60% do programa das escolas como único e obrigatório para todo o Brasil e bem mais enxuto que o atual. Os outros 40% passam a ser uma liberalidade de cada sistema de ensino, considerando as peculiares regionais. E todos os concursos e vestibulares não poderão extrapolar o conteúdo obrigatório.
   Embora tardia, louva-se a iniciativa do MEC e há, sim, necessidade de ajustes. Dentro do prazo, foram encaminhadas pela comunidade 8,4 milhões de contribuições, inclusive dos professores das escolas particulares do Paraná, através do Sinepe/PR. Aguardamos para 15 de março a divulgação da segunda versão, com a incorporação profundamente seletiva e sensata dessas contribuições. ( JACIR VENTURI, presidente do Sindicato das Escolas particulares do Paraná (Sinepe/PR), página 2, ESPAÇO ABERTO, terça-feira, 1 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares