segunda-feira, 21 de março de 2016

CRISE E MERCADO DE TRABALHO


   Um dos efeitos mais perversos da crise econômica é a perda de vagas no mercado de trabalho. No ano passado, a indústria da transformação – um dos segmentos mais atingidos pela crise, mas que paga salários mais altos e absorve mão de obra qualificada – perdeu 550 mil postos; no Paraná, foram fechadas 43 mil vagas. Londrina, que já não tem perfil industrial, encerrou o ano passado com 21,3 mil pessoas, quantidade menor do que a total empregada em 2009 – primeiro ano da série histórica do Ministério do Trabalho.
   Com poucas indústrias, as turbulências têm impacto maior. Também deve-se acrescentar que as sucessivas trocas na administração municipal afastaram investidores e impediram a elaboração de um planejamento de longo prazo, a partir da implantação de projetos de estímulo ao desenvolvimento. Agora, a retomada é mais lenta. Contribui também o atual cenário de instabilidade política, aumento da inflação e perda do poder de compra do consumidor.
   Projeções nacionais indicam que o mercado de trabalho só se recuperará em 2018. Isso porque o mercado sente os efeitos da desaceleração econômica com defasagem de até um ano, segundo especialistas. Com altos custos de demissão e contratação, os empresários primeiramente optam por fazer adequações na jornada de trabalho e na produção. Um dos últimos recursos são as rescisões. Tanto que para este ano a estimativas continuam pessimistas e apontam para a perda de 2,2 milhões de vagas formais. Para 2017, fala-se em fechamento de 100 mil postos. A saída para os trabalhadores certamente será a informalidade ou o empreendedorismo. 
   Se os próximos dois anos serão ruins, é importante que o empresariado invista em soluções que melhorem a lucratividade do negócio. Controle de custos, inovação e desenvolvimento de novos produtos são temas que não devem sair da pauta nas empresas até para que elas continuem competitivas. Em um quadro de crise econômica e com a corrosão do poder de compra das famílias, detalhes em produtos podem fazer toda a diferença. Se os empresários conseguirem sobreviver a mais esta crise, certamente sairão mais fortalecidos. ( FOLHA OPINIÃO , opiniao@folhadelondrina.com.br, página 2, segunda-feira, 21 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares