terça-feira, 29 de março de 2016

O AMOR É MINHA BIOGRAFIA


   Dias atrás li pela manhã um verso de Murilo Mendes: “O amor é minha biografia”. Sei que, do ponto de vista literário, a frase não passa de um minúsculo fragmento na vasta obra do poeta mineiro; mesmo assim eu me afeiçoei a essas palavras tão simples e tão puras, a ponto de repeti-las sempre que posso. 
   Quis a providência que a missa de sétimo dia da Dra. Édina de Paula caísse exatamente no Domingo de Páscoa. A cerimônia foi celebrada na e bela Paróquia de Sant’Ana, que leva o nome da avó de Jesus. A igreja estava cheia de gente. Emocionaram-me as palavras do padre Manoel Joaquim e da promotora Susana de Lacerda, grande amiga de Édina. Se fosse preciso definir a procuradora de Justiça, falecida com apenas 56 anos, no auge da vida, eu usaria o verso de Murilo Mendes. O amor foi a sua biografia, Dra. Édina.
   O médico Luiz Carlos Miguita contou-me que Édina o procurou pouco antes de dar entrada à cirurgia (que seria a última) e disse a ele: “Há momentos em que não podemos morrer”. Talvez seja verdade, Dra. Édina. Pessoas como você jamais podem morrer sem causar uma grande tristeza e uma inestimável falta. Mas todo dia é dia de ressuscitar. Deus não estava precisando de sua vida. Estava precisando de sua ressurreição.
   Eis que abro o jornal na segunda-feira e leio a reportagem de capa, assinada pelo colega Celso Felizardo (um jornalista cujo sobrenome é perfeito para definir não ele, mas os seus leitores na Folha). Na página interna, ao lado da coluna Avenida Paraná, há uma foto e um breve perfil do médico cancerologista Antônio Amarante Neto. 
   Dr. Amarante – cujo nome significa “aquele que merece” – é um herói da minha vida. Em 1995, no Hospital do Câncer de Londrina, ele realizou uma operação de mastectomia em minha mãe, Aracy Briguet. Graças a ele, minha mãe pôde viver mais 16 anos com alegria e entusiasmo. Viveu para conhecer os dois amados netinhos, Liz e Pedro. Não há dinheiro nem gratidão que paguem essa dívida. 
   Ouso dizer que a cirurgia foi apenas mais um componente no renascimento de Aracy. O mais importante, acredito eu, foi a confiança, foi a calma, foi a tranquilidade, foi o realismo esperançoso que minha mãe encontrou em cada uma das palavras de seu médico, ao longo dos vários anos de tratamento e acompanhamento da doença. O mais importante foi a gentileza e atenção dos funcionários do Hospital do Câncer. O mais importante foi ver a vó Maria sentadinha no quarto do hospital, fazendo as suas orações. 
   É preciso ter uma grande coragem e um indefinível amor ao próximo para ser um bom médico, especialmente quando se fala em câncer. Certamente não por acaso, a foto de Antônio Amarante publicada ontem na Folha em ao fundo uma imagem da face de Jesus Cristo, aquele que teve a maior coragem e o maior amor de todos os tempos. Também não por coincidência, Murilo Mendes era um poeta convertido ao cristianismo. O amor é nossa biografia ( Fale com o colunista, avenidaparana@folhadelondrina.com.br página 3, caderno FOLHA CIDADES, coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet, terça-feira, 29 de março de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Um comentário:

  1. Lindo texto, dr. Amarantes, O amor também é a sua biografia, Neste quase 30 anos, como voluntária do HCL, só vejo, sinto e aprendo o amor, e o senhor é também um médico que tem em sua alma grandiosa o amor. Deus te abençoe sempre! Nina.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares