terça-feira, 21 de novembro de 2017

VIDAS AFINADAS COM A MÚSICA

Roney Marczak, diretor da Escola de Música Sol Maior: "Nosso desejo é ampliar oportunidades"

   O universo musical está além do aprendizado de um instrumento; vivenciá-lo é uma oportunidade de construir novas histórias
   Não é novidade e está comprovado cientificamente: a música impacta a capacidade de processamento de informação do cérebro. ‘Tocar um instrumento durante um longo período de tempo, tem o potencial de mudar sua função e estrutura, especialmente quando iniciada antes dos sete anos de idade. 
   A constatação é do pesquisador de música, o neurologista Gottfried Schlaug, da Escola Médica de Harvard, que também destaca que, “o treinamento musical intenso gera novos processos dentro do cérebro, em diferentes estágios da vida e com uma série de impactos na criatividade, cognição e aprendizado”. 
   Essas afirmações foram feitas durante a edição de 2013 da Sociedade de Neurociência, em San Diego, na Califórnia, e tem sido uma aposta par o currículo de muitas escolas. 
   “Nos Estados Unidos, por exemplo, todas as escolas têm uma orquestra, mas no Brasil o ensino da música não tem visibilidade, pois ao contrário do esporte que resulta em um troféu ou medalha, a música não tem um reconhecimento palpável em um curto período de tempo”, comenta o violinista londrinense Roney Marczak.
   Ele vive a música há quase quatro décadas e durante muito tempo, vem projetando o olhar para crianças e jovens que desejam aprender música, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. 
   Desde 2001, a Escola de Música Sol Maior abriga o projeto homônimo. Dos 160 alunos, 78 são bolsistas. Em troca do aprendizado de um instrumento, eles devem mostrar um bom desempenho escolar e disciplina nas aulas do projeto.
   Até hoje, a escola já atendeu mais de oito mil alunos, número que revela também o papel de formação cidadã do projeto Sol Maior. “Em sala de aula, as diferenças de idade e classe social desaparecem. A música revela às pessoas que elas têm direitos e oportunidades iguais”, afirma Marczak. 

ABRINDO CARMINHOS
Matheus Oliveira Ribeiro, 20: "Com a música, minha vida mudou bastante"
   Com o violoncelos em mãos, o aluno Matheus Oliveira Ribeiro, 20, conta que sonha estudar música fora do País, e que para isso, tem se dedicado muito aos estudos do instrumento. 
   Até os 16 anos, ele tinha outro desejo. Se imagina no futuro como professor de educação física. Até que um dia escutou música clássica pela primeira vez e ficou impressionado. “Passei a escutar em casa e quis aprender. Minha vida mudou bastante, pois antes só queria saber de jogar bola”, diz. Ribeiro e o pai economizaram o dinheiro da venda de raspadinha e compraram um violoncelo. Mas não foi possível dar continuidade às aulas particulares. 
   Mas como a paixão pela música só crescia em Ribeiro, ele conseguiu uma bolsa no projeto Sol Maior e hoje é integrante da Orquestra Jovem, com o objetivo de se profissionalizar e conquistar os palcos do mundo. 
Samuel Ângelo Teodoro, 22 anos, : de bolsista a professor , hoje ele tem 45 alunos
   A mesma oportunidade foi dada ao Samuel Ângelo Teodoro, 22, há cerca de sete anos. Ele foi bolsista e hoje é professor na Escola, ensinando violino para 45 alunos. 
   Ele conheceu o instrumento através de um projeto na escola. Quando vi o Roney tocando a música “Brasileirinho” no violino, eu desejei fazer igual”, conta ele, ao enfatizar que foi importante ter alguém em quem se inspirar.
   “Quero ser o mesmo para meus alunos e mostrar o quanto a música me abriu caminhos Eu mudei nos relacionamentos interpessoais, pois era muito tímido, fiz minha primeira viagem de avião por conta de uma apresentação de música e ganhei uma profissão”, comemora. 
Larissa Galdiano Ribeiro, 17 anos: "Depois das aulas de violino, tenho muito mais concentração"
   Para a aluna Larissa Galdiano Ribeiro, 17, o universo musical transformou também suas notas no boletim. “Sempre fui distraída e tirava notas baixas. Depois das aulas com violino, isso mudou porque a música trabalha muito a concentração. É um aprendizado que ajuda em todos os aspectos e traz uma motivação”, afirma. 
   Ribeiro pretende fazer faculdade de música na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e está se preparando tecnicamente. “Todos os dias eu estudo em casa”, diz. 
   Marczak conta que o maior desafio da música não está no instrumento em si, mas na vontade de tocá-lo. Por esse motivo, ele continua direcionando o olhar para os talentos que batem à porta do projeto Sol Maior.
   A cada dois alunos mensalistas na escola, uma vaga de bolsista é aberta. “Nosso desejo é ampliar essas oportunidades. Temos uma lista de espera de aproximadamente 70 alunos e por este motivo, quem está aqui dentro é bastante exigido”, afirma. (FONTE: MICAELA ORIKASA – Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 21 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares