terça-feira, 14 de novembro de 2017

LETRAMENTO COM ABORDAGEM LOCAL


   Programas gratuitos de letramento estão ao alcance das escolas e o ensino é feito a partir ações que levam em conta a realidade local
   Existem diversos projetos online gratuitos voltados à educação e formação de professores no Brasil. Dentre eles estão duas plataformas virtuais coordenadas pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária): “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) e “Escrevendo o futuro” (www.escrevendoofuturo.org.br), ambas criadas com o objetivo de ser um espaço para a reflexão, disseminação e produção de conhecimento. Nestas ações está a formação de um ambiente de aprendizagem democrático, com conteúdos de acesso livre que busquem apoiar políticas, projetos e práticas relacionadas à ampliação do letramento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, contribuindo para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. 
   Desde 2005, portanto, uma dessas ações, o Programa Escrevendo o Futuro, oferece cursos para educadores de todo o Brasil, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, que promove interação entre os usuários, disponibiliza materiais, metodologias e divulga notícias da área. No portal, educadores de todo o país envolvidos no ensino da Língua Portuguesa encontram subsídios para aprimorar o conhecimento, inovar suas estratégias de ensino, inspirar-se com outras experiências e compartilhar sucessos e desafios vivenciados na prática. Nesta plataforma são ofertados os cursos “Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas”, “Caminhos da Escrita” e “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”. 
   A coordenadora do “Caminhos da Escrita”, Cristiani Mori, explica que o curso visa levar aos professores a organização do ensino da Língua Portuguesa em torno de práticas do letramento. “Isso garante que os alunos aprimorem não apenas a leitura, a produção de textos, a oralidade e a análise linguística, mas, sobretudo, que possam se colocar como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem”. Para isso, de acordo com ela, o curso está comprometido com a pedagogia dos multiletramentos, ou seja, nos projetos. “Então, necessariamente, o professor deverá considerar a multimodalidade, que significa as múltiplas linguagens ( oral, escrita, imagem estática, imagem em movimento, som) que compõem os gêneros e a multiculturalidade”. O curso engloba ainda a “Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro”.
   Ao longo das 14 semanas do curso, divididas em seis módulos, os cursistas têm acompanhamento diário dos mediadores em atividades individuais, fóruns e trabalhos em grupos que visa mostrar ao professor uma metodologia significativa de trabalho, partindo de uma demanda local e desenvolvida por meio de oficinas que compõem uma sequência didática e envolve uma rede de gêneros. “Assim, produzir e apreciar ‘pixos’ e grafites, por exemplo, poderá ser um projeto de letramento – na medida em que responde às necessidades dos alunos, às manifestações culturais que são significativas para eles – e permitem o trabalho com a linguagem oral e escrita”, detalha. 
   ALUNOS LIMPARAM PRECONCEITOS ATÉ NOS BANHEIROS 
Poemas criados pelos alunos a partir do projeto Letramento que leva em consideração vários gêneros e linguagens

   Professora da rede estadual de ensino há mais de 25 anos, Valdirene Aparecida da Silva participou da formação em 2013 mas, anteriormente, já havia participado do curso Resenhas. “Depois de minha participação nesses cursos, minha prática ficou muito reflexiva. Já conhecida e aplicava (como imaginava ser) a sequência didática como metodologia nas aulas de Língua Portuguesa. No entanto, depois de começar a participar da Olimpíada da Língua Portuguesa e de aplicar na sala de aula as oficinas com os gêneros textuais, fui me aprimorando e adaptando os conhecimentos adquiridos às minhas turmas e a minha realidade local”, relembra. 
   Ela conta que atua na Escola Estadual Valdir Umberto de Azevedo (Caic), de Cambé, desde 2001. A Escola completará 25 anos em 2018 e está localizada em um bairro com alto índice de criminalidade, além de “carência financeira e afetiva”. “ Mesmo assim, a escola sempre se preocupou em trabalhar a autoestima dos alunos por meio de um projeto intitulado “Respeito é bom e todo mundo gosta, inclusive eu”, combatendo todo e qualquer tipo de preconceito. Contudo, nos três últimos anos, o projeto não foi aplicado com a frequência de antes, por isso percebemos aumento de problemas de relacionamentos e, consequentemente, de bullying”. 
   Diante disso , a professora pensou em trabalhar o tema bullying, preconceito e vandalismo a partir de poemas, com o intuito de sensibilizar os alunos dos sextos anos, envolve-los no trabalho e motivá-los a serem autores de sua realidade. “Iniciei explicando que durante o mês trabalharíamos o poema e a poesia. Perguntei a eles que tema acreditaram ser necessário abordarmos e, por incrível que pareça, eles falaram sobre a discriminação e o bullying pela aparência. Dialogando, descobri que se sentiam incomodados com os xingamentos e outras formas de violência contra alunos”, detalha a professora. 
   O incômodo, conforme relato dos alunos, acontecia até mesmo com o que encontravam escrito nas portas dos banheiros, nas paredes e carteiras. “Propus, então, que trabalhássemos o tema e o gênero poema/poesia com o objetivo de elaborar e espalhar pela escola, tentando sensibilizar e promover reflexão.” Mas a ideia foi muito mais além e os alunos propuseram pudesse fazer uma pesquisa na escola sobre o tema, apagar os xingamentos de portas de banheiro, paredes e carteiras, montar um painel no qual expor textos, desenhos, frases, notícias. “Denominaram o painel “Preconceitofobia” para colarem mensagens, reportagens, cartazes. Iniciamos, assim, nosso caminho para a escrita de poemas, visando mostrar a escrita e a autoria do aluno”.
   Ao mesmo tempo em que os alunos recuperavam as carteiras, portas e paredes, lixando, pintando, colando papéis próprios, em sala de aula, analisaram poemas, estudaram recursos poéticos, assistiram a vídeos sobre o tema, entrevistaram pessoas e iniciaram as produções de poemas e frases positivas. “Fizeram reescritas, reformulações, adaptações e elaboraram paródias e teatro para falar sobre o bullying nas salas dos alunos menores. Montaram também um sarau para apresentarem os poemas, outros textos, teatros e dança sobre o tema. Envolveram toda a escola nessa parte. Já os poemas estão sendo colados por toda a escola. Isso, por sua vez, é um desafio, pois muitos são riscados ou rasgados. Eles têm demonstrado muito empenho e não desanimam”, pontua Valdirene, destacando outros projetos realizados com outros temas durante o ano, como o “trabalho com as tiras cômicas e as fábulas enlatadas”, todas visando motivar a escrita e a autoria do aluno. (M.T.) (FONTE: MARIAN TRIGUEIROS – Reportagem Local, FOLHA CIDADANIA, terça-feira, 14 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

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Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
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Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

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