quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O QUE A GUERRA UBER SINALIZA


   Não bastassem todas as guerras políticas que assolam o país, agora o clima esquenta entre taxistas e motoristas de Uber, Cabify e 99. Ontem, no Senado – quando se votava a Lei 28/2017 que torna mais rígida a utilização de aplicativos, inclusive para transporte urbano – o clima era de conflito e houve confronto entre as partes. Os senadores aprovaram a lei, mas retiraram a exigência da chamada placa vermelha e a obrigatoriedade de que os motoristas sejam proprietários dos veículos que utilizarem para a comercialização do serviço. Agora, a proposta será apreciada novamente pela Câmara dos Deputados. 
   As partes que se digladiam têm suas razões de qualquer ótica que se avalie o conflito. Os motoristas de taxi, composta até mesmo por velhos profissionais do volante, têm resistência à novidade que lhes tira passageiros com um custo com o qual não têm condição de competir, uma vez que pagam taxas e recolhem impostos, além de serem surpreendidos de maneira mais frequente pelas altas de combustível. Já os motoristas de Uber, num tipo de trabalho ainda sem regulamentação no país – mas que tem presença garantida nas cidades médias e metrópoles – lutam para ter aqui no Brasil a mesma liberdade de ir e vir que contemplam os motoristas em nível internacional. 
   Não é segredo para ninguém que com a tecnologia os aplicativos de mobilidades e de outros serviços vieram para ficar. A negação desse princípio, que sinaliza uma visão contrária ao progresso natural, encontra parâmetros nos metrôs que substituem bondes ou nos computadores que substituíram funções humanas, como as dos caixas eletrônicos que até mesmo obrigam os clientes de banco a fazerem tudo o que antes um bancário contratado fazia por eles. O problema é que essas mudanças são ainda mal absorvidas em períodos de crise como o de hoje, quando as invenções e novidades acabam assumindo o papel de vilãs de categorias inteiras de trabalhadores. 
   Não custa lembrar que isso não impede que por meio de outros aplicativos a população continue a exercer seu direito de escolha sobre qual transporte usar. Há quem acredite que uma simples ação comunitária via WhatsApp bastaria, por exemplo, para a formação de grupos livres de transporte urbano. Como se sabe, a criatividade nunca termina exatamente onde a lei começa. E a tecnologia está aí mesmo para facilitar e a liberdade de escolha, não só neste serviço, mas em todos os que interrompem um modo de trabalho em detrimento de outro mais confortável e, sobretudo, mais barato. Eis a questão. (OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br página 2, quarta-feira, 1 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares