domingo, 5 de novembro de 2017

ATO OBSCENO NO BOSQUE


   Um casal de namorados no Bosque chama minha atenção às 7 da manhã. Eles dividem um banco, ela quase em cima dele, com as pernas enroscadas. Beijam-se como se fosse a primeira ou a última vez, ele um pouco mais velho, com a cabeleira cinza, ela negra e jovem, bonita. 
No entorno uma mulher passa apressadamente, cumpre volta de atividade física na quadra de esportes. Um homem passeia com seu cão, uma criança lava a pequena mesa onde as duplas jogam pingue-pongue sob o sol ainda fraco. O barulho da água no balde não perturba o casal, um latido não chama sua atenção. Nada parece perturbar os namorados que continuam abraçados, eu o vejo do sexto andar do prédio em frente. 
Um galo canta num quintal nas proximidades, os carros buzinas mais, o dia começa no centro de Londrina com buzinas seguidas e o vozerio dos que estão nas sacadas ou atravessam a rua disputando espaço entre os automóveis. 
O casal sai do banco e se protege atrás das árvores. Em idílio com o tempo, os dois parecem não ter pressa, beijam-se como se o mundo parasse, esfregam-se como se o contato do corpo fosse capaz de tirar faíscas e incendiar o quarteirão. No sexto andar dá para sentir o clima do namoro, a temperança que sobre a cada vez que se entrelaçam atrás das árvores, ela com a cabeça encostada na dele, sussurram coisas que não posso ouvir, mas imagino como um diálogo apaixonado: 
Você dormiu bem, meu amor? 
Ela suspira, chega ainda mais perto do parceiro e diz coisas que parece frases entrecortadas. 
Lembro-me dos meus primeiros namoros, de mãos dadas entre as árvores como se cada raio de sol pudesse ser tomado como um oásis particular. Depois, imagina que os olhos deles brilham , ainda que não os veja cara a cara, mas pelo balanço do andar dá para sentir que não têm nenhuma pressa. 
Um urubu voa mais baixo, assusta momentaneamente o casal que dá a volta pela rua oposta a que se encontrava. Desaparecem como se tivessem coisa mais importante a fazer do que tornar pública sua paixão e reaparecem num banco próximo onde os vi pela primeira vez. Quase às oito horas ainda formam o par mais quente da praça. 
Trocam beijos e afagos como se não tivessem horário para chegar ao trabalho e nenhum compromisso em plena terça de manhã. 
Ele de cabeleira cinza, ela negra e linda formam o casal mais bonito do pedaço, nem mesmo os estudantes que às vezes namoram por ali ganham em beleza e harmonia. 
Mais um pouco e os vejo desparecerem atrás da árvore mais alta do Bosque. A peroba-rosa mais imponente que os prédios altos da cidade, forma o refúgio perfeito para os dois seres que se amam sumirem atrás do seu tronco que tem a largura de quatro ou cinco homens perfilados. O casalzinho se esconde atrás dela, ambos sem roupas, como vieram ao mundo, trocam mais beijos, percebo que estão se amando com um arroubo que desconhece o risco de serem flagrados por alguém que cruze o local em direção à Catedral ou à padaria mais próxima. 
Ainda é cedo para pensar num flagrante e ainda menos num escândalo que faça os conservadores que dão blitze em praças correrem para noticiar nas redes sociais que “um casal cometida atos vergonhosos em plena luz do dia”. Imagino-os chamando a PM, a Guarda Municipal , convocando as famílias, os padres e pastores para a grande cruzada que há de vir nesse tempo em que nada mais é pecado, no qual as paixões acendem fósforos que se transformam em fogueiras nas quais alguns querem enfiar os outros como quem queima a perdição. 
Enquanto todo esse enredo me passa pela cabeça – e já penso em escrever um romance mostrando a quantas andam a malícia humana e o desejo contido de amar como um casal “ sem vergonha” – percebo um leve movimento de folhas e dois pombos do Bosque aparecem satisfeitos, quase risonhos, com certeza que o verão trará à luz mais alguns filhotes. Ele, de cabeira cinza, ela, negra e linda. 
Aliviada, penso que desta vez os bichinhos escaparam dos patrulheiros do MBL, e que nenhum boletim de ocorrência será lavrado na delegacia mais próxima por “ato obsceno em praça pública.” (Crônica escrita pela jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, página 2, FOLHA 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 4 e 5 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares