sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A NOVELA ' A FORÇA DO QUERER' FOI UMA GRANDE AULA


   A novela “A força do querer” gerou muita polêmica. Abriu a oportunidade para que as pessoas tocassem em um assunto árduo e silencioso , seja pelo desconhecimento, seja pela dificuldade emocional de tocar no tema transexualidade ou ainda por puro preconceito. Compreendo que é difícil alcançar o entendimento e a aceitação da transexualidade. Muitos ainda nem sequer conseguem compreender que a homossexualidade é da natureza humana – e também dos animais – e que não é doença, nem transtorno e que nada diferencia uma pessoa homossexual de uma heterossexual. 
   Quem pôde acompanhar a novela teve a oportunidade ímpar de “ver de perto” na personagem Ivana que, depois de jovem, se tornou Ivã – o sofrimento que vivencia uma pessoa, criança ou jovem, que não se reconhece como sendo do sexo que seu corpo biológico anuncia. É uma forte rejeição ao seu próprio corpo, uma necessidade imperiosa de mudá-lo, externamente, a fim de que ele fique coerente com o que a pessoa se reconhece cognitiva e psiquicamente, para encontrar seu equilíbrio emocional. A novela deu a oportunidade de “acompanhar de perto” o sofrimento de uma família, ao se deparar com uma filha, que se torna um homem trans. Fica claro que o fato de a família não ter conhecimento prévio de que a transexualidade faz parte do ser humano, tornou mais profundo, do que normalmente já é, o seu sofrimento e também o da jovem. De forma belíssima, “A força do querer” ilustrou o quanto o apoio e a aceitação da família foram fundamentais para o Ivã vivenciar seu processo de mudança. 
   Diferentemente do Oriente, que aprimorou a arte de fazer sexo, desde longa data, a cultura Ocidental, da qual fazemos parte, se preocupou com a identificação e classificação de doenças no campo da sexualidade, separando o que é normal e o que é psicológico. Contudo, é urgente que nos abramos para compreender o ser humano em sua totalidade, o que só se alcança quando nos desafiamos a olhar para a riqueza de sua diversidade, sem tabus, sem resistência moral e com a mente e o coração abertos. Asseguro que alcançar isto traz alegria e enche o espírito de paz. 
   Vale ressaltar uma parte desafiadora da novela: na condição de Ivana, a personagem foi namorada de Claudio, um rapaz reconhecidamente heterossexual, com quem formava um par apaixonado. Embora se amando, separaram-se a pedido de Ivana. Acabaram por ficar juntos, no final da novela, após ela ter se tornado um homem-trans. Seria Ivã, homossexual, então? E Claudio? Seria bissexual? A princípio é o que pareceu. Mas não dá para afirmar. O que mais importa e é mais seguro afirmar é que, em primeiro lugar, eles se amavam e se queriam como pessoas, como parceiros para viver uma vida juntos: para eles, o sexo e a aparência física ficaram em segundo plano, O Ivã modificou seu corpo, mudou seu nome, mas a sua essência permaneceu. E foi isso que sua mãe e seu pai conseguiram descobrir e, por isso, continuaram a amá-lo . Já afirmou Fernando Pessoa: “ O amor é que essencial, o sexo, um acidente. Pode ser igual, pode ser diferente”.
   Por que a sociedade tem tanto medo de deixar vir à tona este assunto? Por que tanto medo de falar a respeito? Conhecer sobre a transexualidade não vai levar nenhuma criança, nenhum adolescente a querer mudar de sexo; vai, outrossim, formar pessoas que compreendam pessoas e, por isso, abertas ao acolhimento e avessas ao bullying, o que traz melhoras no relacionamento humano, consequentemente, paz. 
   Seja na personagem Nonato, um rapaz que se travestia para apresentar-se artisticamente, ou na mulher viciada em jogos de baralho, ou na moça que, apaixonando-se por um bandido traficante, arruinou sua vida. “A força do querer” trouxe para perto de nós o que existe na vida real. Vivências como essas podem nos levar a pensar e a crescer como pessoas, se quisermos, se estivermos dispostos a refletir, sem medo. (FONTE: MARY NEIDE DAMICO FIGUEIRÓ, psicóloga, doutora em Educação e professora Sênior da UEL, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 17 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3,800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos pulicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opiniaofolhadelondrina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares