sábado, 4 de novembro de 2017

POMAR URBANO


  O terreno de nossa casa é grande e foi muito bem aproveitado e dividido por minha mãe. Nele ela fez jardim para suas queridas flores e ainda cultivou legumes, verduras e plantas medicinais. Nesse terreno ela plantou, também, muitas árvores frutíferas e é por isso que denominei esta crônica de Pomar Urbano porque, em geral, pomares são feitos nos sítios, chácaras e fazendas. 
   Mamãe plantou no nosso pomar: duas espécies de mangueiras, macieira, ameixeiras (duas espécies: roxa e amarela), laranjeiras (também duas espécies: caipira e champanhe), mexeriqueira, pessegueiro, mamoeiros, duas espécies de bananeiras, jabuticabeira, limoeiro, figueira, parreira, goiabeira. 
   Quando um ou mais pé de fruta estava frutificando dava gosto porque, não apenas víamos as dores e sentíamos os cheiros mas, também, sentíamos a alegria de poder apanhar e saborear as frutas no próprio pé, que é muito mais gostoso. De forma que esse reino encantado chamado pomar, novas surpresas estavam sempre acontecendo para nosso deleite. E se não tivéssemos que ir à escola e fazer um ou outra atividade em casa, com certeza passaríamos os dias ali naquele mar verde elevado e alegre (de vez em quanto muito colorido pelas diferentes frutas) propício ao sonho, encantamento e brincadeiras infantis. 
   As árvores, beijadas pelo sol, fustigadas pelo vento e molhadas pelo orvalho, tinham frutas a crescer e madurar em quase todas as estações do ano. As mais variadas nuances de cores frutíferas ali aconteciam, tanto que até nosso paladar, motivado, nos levava a ter água na boca. 
   Quando o pomar esta todo colorido e o sol aparecia “amarelin, amarelin”, borboletas, insetozinhos e aves variadas vinham ali pousar e se alimentar expondo toda a maravilha de suas formas e cores a nossos sonhadores e maravilhosos olhos. 
   Esse espaço, antes de as árvores se encherem dos frutos, tornava-se um imenso parque de diversões a céu aberto porque, brincávamos de tudo nos galhos das árvores: esconde-esconde, de “casinha” , de piratas nos seus navios etc, mas também, ora fazíamos arte fabricando boizinhos de chuchu ou outros, ora fazíamos outras “artes” indesejadas, dentre elas apanhar, para comer, frutas que nem estavam “de vez” (quando levávamos cada repreensão de mamãe) e também fazíamos a gostosa e famosa guerra de mamonas que nos deixava vermelhões, na parte do corpo que foi magoada, e muito verde pela roupa. E mais bronca tomávamos! Tudo era um verdadeiro e feliz acaso nesse mundo encantado e prazeroso. Pena que acaba! (FONTE: Crônica escrita por Marina I. BEATRIZ POLONIO, leitora da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, 4 e 5 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares