sexta-feira, 10 de novembro de 2017

UEL ABRE INSCRIÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA


   Universidade oferece 481 vagas em 34 cursos de graduação; inscrições vão até 20 de novembro

   A UEL (Universidade Estadual de Londrina) abriu as inscrições para o Processo de Transferência Externa 2018. Os candidatos às 481 vagas em 34 cursos de graduação têm até às 23 horas do dia 20 de novembro para requisitarem a transferência. As inscrições são feitas apenas pela internet, no endereço eletrônico www.cops.uel.br, e o valor da taxa é de R$ 118. 
   Os interessados na transferência irão participar de um processo seletivo, com provas de conhecimentos específicos e habilidade específica, de acordo com a exigência de cada curso. As provas acontecem no dia 21 de janeiro de 2018 e a lista dos classificados será publicada em 16 de fevereiro. O edital completo do processo de transferência e a listagem das vagas disponíveis podem ser consultadas também no endereço www.cops.uel.br
   A maioria das vagas são para o terceiro ano em cursos noturnos e vespertinos e a projeção é feita pela Prograd (Pró-reitoria de Graduação). “As vagas que estão sobrando são as projetadas para o próximo ano e essas vagas surgem porque as pessoas desistiram, cancelaram a matrícula ou foram reprovadas. A universidade é pública e não podemos deixar sobrar vagas”, explicou o pró-reitor de Gradução em exercício, Adriano Luiz d a Costa Farinasso.
   Segundo ele, os cursos que têm mais vagas acumuladas são aqueles nos quais a procura no vestibular já e menor e não fecham totalmente as vagas ainda no próximo ano. É o caso, por exemplo, de pedagogia, que disponibiliza 80 vagas a cada vestibular e no processo de transferência oferta 30 vagas para o quarto ano matutino. “Essas vagas provavelmente são retenção e vão ficando acumuladas nas séries anteriores”, disse Farinasso.
   Para 2018, serão cem vagas menos que o ofertado pela UEL, em 2017, quando foram 581. Em 2016, havia 301 vagas disponíveis. “É importante que os estudantes tentem o processo seletivo. Muitos têm interesse na transferência, mas nem participam da seleção porque acham que é difícil”, destacou o pró-reitor em exercício. 
   Conforme o edital, têm prioridade na concorrência estudantes de universidades pública, seguidos por alunos de instituições particulares e, por último, oriundos de universidades estrangeiras. Os estudantes têm que estar fazendo um curso análogo em outra instituição de ensino e a disputa é pelo ano equivalente. Quem concorre a uma vaga no terceiro ano, por exemplo, tem que concluir o segundo ano em 2017. 
   Confira a lista dos cursos com vagas utilizando aplicativo capaz de ler QR code e posicionando no código abaixo.
(FONTE; SIMONI SARIS – Reportagem Local, FOLHA CIDADES, quinta-feira, 9 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares