sábado, 11 de novembro de 2017

INSPIRAÇÃO QUE VEM DO CAMPO


   O papel do jornalismo é jogar luz sobre temas inerentes à comunidade e cobrar melhorias do poder público, como um interlocutor da população na busca por uma sociedade melhor. A essência desta profissão está, acima de tudo, nas pessoas, pois são elas que dão voz à notícia. Nisto, também aparecem as boas histórias, que nos fazem ter ainda mais prazer pela profissão e nos levam a refletir sobre a importância de valorizarmos o que temos e não o que achamos que deveríamos ter. 
   Era uma terça-feira quando fomos para Santo Antônio da Platina em busca de um garoto de apenas 11 anos, que com gesto simples de honestidade, comoveu uma parcela do País. Pouco mais de duas horas, além de 160 quilômetros separam Londrina de uma das principais cidades do Norte do Paraná O caminho é intercalado com longos campos verdes e plantações das mais diversas. É a terra vermelha da nossa região mostrando a sua riqueza. 
   Santo Antônio da Platina tem quase 49 mil habitantes e assim como o Cristo, um dos símbolos da cidade, seu povo está sempre de braços abertos. Foi no município que encontramos uma família que guarda em cada palavra e gesto a pureza, simplicidade e valores que permeiam o que o campo possui de melhor. A casa onde vivem fica no final de um trajeto cerca de 700 metros rodeado em ambos os lados por pés de café. É o tesouro paranaense que nos leva a outro tesouro. 
   A casa é simples, de madeira e fica no final de um pequeno barranco de terra, assim como todo o restante do terreno. Galinhas e cachorros correm pelo quintal como verdadeiros amigos. Alguns ainda aproveitam a sombra das árvores para dormir. Na varanda, escorada com alguns caibros improvisados, pai e mãe à espera dos filhos. São dois meninos e uma menina, que diariamente fazem a pé o trajeto de terra que fizemos de carro. 
   É fim de tarde quando o trio se aproxima. O sol já começa a se pôr ao apontaram na última curva antes de chegarem à casa. Felizes, e com sorrisos marcantes, pedem bênçãos para todos que estão presentes. Educados, também dão boa tarde. Em época de grandes transformações comportamentais, chama a atenção a gentileza que demonstram levar em todos os momentos de suas recentes vidas. 
   Em uma conversa com os pais, porém, fica explícito de onde vem tamanha humildade. O patriarca, de poucas e efervescentes palavras, mostra que maiores que as riquezas do mundo são aquelas que se acumulam na alma. Vindo de uma família simples, e crescido no sítio ele fala sobre o trabalho de marceneiro, a importância de educar bem os filhos e do exemplo que sempre teve em casa. “Temos que fazer o melhor possível por eles. Precisamos dar educação e ensiná-los a isso”, resume. 
   Sobre o olhar atento dos filhos e da esposa, ele orgulha-se do primogênito, que se tornou símbolo de honestidade em tempos tão obscuros. Após a entrevista, as crianças novamente pedem bênção, abraçam e despedem-se fazendo com que pudéssemos trazer para Londrina um combustível único: a crença de que existem pessoas com valores inigualáveis.
   No caminho de volta, o ar interiorano misturado a paisagens deslumbrantes brindam e dão inspiração para o que viria a ser escrito posteriormente. Sob um pôr de sol e um começo de noite em que os últimos raios de um dia ensolarado dão seu último adeus para a chegada de um céu azul marinho com suas estrelas reluzentes, fica apenas uma sensação. Alegria por vivenciar e contar boas histórias. (FONTE: Crônica escrita por PEDRO MARCONI, jornalista da FOLHA, página 2, coluna DEDO DE PROSA, FOLHA RURAL, 11 e 12 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares