sexta-feira, 3 de novembro de 2017

LONDRINENSES GANHAM JABUTI NA CATEGORIA GASTRONOMIA


   Os pesquisadores Noemia Ishikawa e Nelson Menoli ajudaram na produção de livro sobre cogumelos yanomani

   Dois londrinenses foram premiados na 59ª edição do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação da literatura brasileira. O livro Ana amapõ-Cogumelos Ynomami” venceu na categoria Gasronomia. A obra, que foi elaborada por pesquisadores indígenas yanomami, contou com a colaboração do grupo de pesquisas comandado pela pesquisadora doutora Noemia Kazue Ishikawa, que é de Londrina. Ela lidera os estudos Cogumelos da Amazônia do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
   Referência na pesquisa sobre cogumelos no País, Ishikawa estava em um restaurante, em Manaus (AM), na terça-feira, quando recebeu a notícia que o livro ficou em primeiro lugar. “Fiquei tão emocionada que nem conseguia comer”, contou. “Uma mistura de alegria e gratidão imensa, pois ganhar um Prêmio Jabuti junto com os índios Yanomami, equipe do Instituto Socioambiental e outros pesquisadores queridos é gratificante”, resumiu a pesquisadora, que foi tema de reportagem da FOLHA publicada em setembro. 
   A obra é a primeira a ser publicada sobre os cogumelos comestíveis no Brasil e reforça a contribuição do modo de vida indígena para a preservação da floresta. “Acho que o prêmio, com toda sua indiscutível tradição e importância, coloca luz a vários temas, como o etnoconhecimento dos índios sobre a biodiversidade da Amazônia”, destaca a pesquisadora, que também atua no programa de pós-graduação em Biodiversidade e Conservação na UFPA (Universidade Federal do Pará – campus Altamira).
   UEL
   O livro contou com a participação de dez autores e, entre eles, além de Ishikawa, está Nelson Menoli, biólogo londrinense formado pela UEL (Universidade Estadual de Londrina)). “Este primeiro lugar representa a satisfação de 15 anos estudando os fungo e fazendo com que eles se tornem cada vez mais próximos do público em geral. Ver a união entre a ciência e o conhecimento tradicional indígena é algo que muito me orgulha”, elencou. 
   Segundo ele, o tempo de estudos na UEL foi decisivo para sua formação como pessoa e pesquisador. “Logo depois que me formei já pude perceber o quanto a experiência que obtive na universidade foi importante para o meu desenvolvimento social, pessoal e para alcançar vários objetivos profissionais”, ressaltou ele, que atualmente está fazendo pós-doutorado pela Clark University, nos Estados Unidos.
A obra é biligue e reúne um trabalho minucioso de catalogação de cogumelos comestíveis
    Para os dois pesquisadores, a condecoração com o Prêmio Jabuti é uma forma de valorizar o conhecimento dos Yanomami e o fortalecimento da língua sanõma, já que o livro é bilíngue, em língua indígena Yanomami e português. “É uma maneira de despertar a atenção de toda a sociedade para a necessidade real de preservação das áreas indígenas e das comunidades tradicionais. Não só da Amazônia, mas também de outras regiões do Brasil”, destacam.
O é resultado do trabalho de pesquisadores indígenas da região do Awaris, no extremo noroeste de Roraima, na Terra Indígena Yanomami, em parceria com o ISA (Instituto Socioambiental). A obra reúne um trabalho minucioso de catalogação de cogumelos comestíveis e promove um diálogo entre os conhecimentos dos indígenas sobre cogumelos comestíveis e os conhecimentos científicos. 
A cerimônia de entrega do Jabuti 2017 acontecerá no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 30 de novembro. Os três primeiros colocados de todas as categorias receberão como prèmio o troféu e R$ 3,5 mil. (FONTE: PEDRO MARCONI e VITOR OGAWA – Reportagem Local, FOLHA CIDADES, quinta-feira, 2 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares