quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SÓ PARA ELAS


   Atender exclusivamente mulheres é um bom nicho de mercado para empresas e profissionais liberais
   O medo de assédio faz com que muitas mulheres acabem recorrendo a outras mulheres quando precisam de determinados tipos de serviço como pequenos reparos domésticos, transporte e cuidados pessoais. Se por um lado isso é ruim por demonstrar o quanto a sociedade ainda precisa evoluir, por outro abriu diversas fontes de trabalho para as mulheres, inclusive em áreas tradicionalmente masculinas. 
   A “faz tudo” Marly Oliveira, de Cambé, diz que tem clientes homens, mas 80% dos seus serviços são feitos para mulheres. Ela divide sua rotina entre os serviços autônomos e o emprego em um edifício comercial, onde é responsável, entre outras coisas, pela manutenção. 
   “Tem mulheres que moram sozinhas e se sentem mais confiantes recebendo outra mulher em casa. Outras trabalham o dia todo e apenas os filhos estarão em casa na hora que eu vou. E já teve casos em que o marido prefere o meu serviço ao de outro homem porque a esposa estará sozinha. Muitas também dizem que é porque mulher é mais organizada e detalhista”, justifica. 
   Ela conta que faz desde a parte elétrica e hidráulica até pintura, reparos em pequenos eletrodomésticos, portas de armário, instala antenas e ventiladores de teto, entre outros. Aprendendo de forma autodidata, ela afirma ter feito apenas um curso para montagem e manutenção de computadores. “Minha mãe fala que desde pequena eu gostava de montar e desmontar as coisas. Fui observando as pessoas fazendo as coisas e aprendendo. Meu primeiro serviço foi quando quebrou uma porta eletrônica no prédio onde trabalho. Eu olhei uma porta que estava funcionando, observei o que tinha quebrado – era apenas uma mola e fiz o conserto. Depois troquei o reator de uma luminária. A partir daí foram surgindo outros pedidos e comecei a cobrar pelo que fazia”, descreve. 
   Oliveira reconhece que o mercado nessa área de atuação é formado basicamente por homens, por isso é um campo de trabalho para as mulheres. “Outro dia fui convidada para um jantar em homenagem ao dia do eletricista e era a única mulher. Tem quem fique curioso ao me ver, pergunta se eu sou a dona da empresa e se espanta quando eu conto que sou eu quem faz todo o serviço. O que precisa fazer, sendo honesto, eu faço: desentupir privada, subir no telhado, eu preciso trabalhar”, afirma. 
   NICHO
   O Sebrae não tem dados sobre o número exato de empresas que atendem exclusivamente mulheres, mas informa que elas estão empreendendo mais. O consultor do Sebrae em Londrina Rubens Negrão aponta que o número de empreendedoras vem crescendo anualmente, segundo a pesquisa global Entrepreneurship Monitor ((GEM). 
   “Outro número aponta que as mulheres estão mais capacitadas do que os homens, o nível de escolaridade é maior entre elas. Pensando por esse lado, estão estudando mais e empreendendo mais preparadas. O empreendedorismo pode acontecer por oportunidade ou por necessidade e independentemente disso, elas estão mais preparadas educacionalmente!, diz. 
   Negrão aponta que o atendimento voltado exclusivamente às mulheres é um nicho de mercado e uma tendência das empresas, sendo uma estratégia de diferenciação do modelo de negócios. Entretanto, escolher um público específico não é suficiente, a empreendedora precisa estar preparada para que o negócio tenha sucesso. 
   “Passamos do “vender de tudo para todo mundo” para “vender algo para alguém”. Atender apenas mulheres é um nicho de mercado de confiança, de relacionamento, de falar a mesma linguagem do cliente, um nicho que trabalha relacionamento e fidelização. Se a proposta de valor é essa, essas empresas têm que adotar ferramentas para conhecer mais as clientes, estar com a cliente durante a vida dela: saber as preferências de cor, tamanho, modelo, frequência com que compra, saber se a mulher é mais voltada aos estudos, ao trabalho, à família. Para isso pode usar desde o tradicional caderno até o softwares. A longevidade e o sucesso da empresa vão depender de quanto ela conhece seu cliente. Quanto melhor conhecer, mais consegue ajustar sua decisão”, ensina. (FONTE: ÉRICA GONÇALVES – Reportagem Local, FOLHA EMPREGOS & CONCURSOS, segunda-feira, 30 de outubro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares