sexta-feira, 24 de novembro de 2017

MORTES EVITÁVEIS


   Falhas em hospitais são a segunda causa de mortes no País, conforme apontou o Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar, da UFMG (Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais). Segundo o estudo, erros de dosagem ou medicamento, uso incorreto de equipamentos e infecção hospitalar vitimaram 302.610 pessoas nos hospitais públicos e privados do Brasil em 2016. São cerca de 800 mortes registradas no ano passado. Número maior que a soma de acidentes de trânsito, homicídios, latrocínio e câncer. Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária indicam a morte de aproximadamente 129 brasileiros por acidentes de trânsito a cada dia: o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que é produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra cerca de 164 mortes violentas – por h homicídios e latrocínio, entre outros – por dia; e, o câncer mata de 480 a 520 brasileiros por dia, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Somente as doenças cardiovasculares, consideradas a principal causa de falecimento no mundo, matam mais pessoas no Brasil: são 950 brasileiros por dia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. As falhas ocorridas nos hospitais brasileiros também custam caro para o país. Conforme o anuário, esses eventos adversos resultaram em gastos adicionais de R$ 10,9 bilhões no ano passado. O estudo apontou que os incidentes também podem gerar sequelas que comprometem a vida do paciente. De acordo com a pesquisa, dos 19,1 milhões de brasileiros internados no último ano em hospitais, cerca de 1,4 milhão foi vítima de falhas. Os principais prejudicados são os bebês com menos de 28 dias de vida e idosos acima de 60 anos. O anuário foi bastante criticado por representantes de hospitais e outras entidades. Mas é evidente que o país precisa evoluir em critérios como as notificações de incidentes e qualidade de serviço prestado. Esforços na rede pública e privada são necessários para aumentar a qualidade do atendimento, principalmente com rigor o cumprimento de protocolos e padrões de qualidade e segurança, assim como investir mais na formação dos profissionais de saúde e melhorar as condições de trabalho nesses estabelecimentos. (FONTE: OPINIÃO, opinião@folhadelondrina.com.br página 2, sexta-feira, 24 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares