domingo, 12 de novembro de 2017

PERSONAGENS DO COTIDIANO


   Os personagens dos filmes estão entre nós, não à toa, cineastas capturam os tipos redimensionando suas qualidades, defeitos e, sobretudo, suas neuroses. Marca registrada de diretores como Pedro Almodóvar, os tiques nervosos e as personalidades excêntricas moram bem aqui ao lado e muitos podem nos olhar da mesma forma. Já me disseram que na minha concentração no trabalho às vezes ”estou ouvindo”, em outros tempos isso já rendeu muitas brincadeiras dos colegas que diziam: “elas concordou, olha lá as sobrancelhas.” Nunca fiz uma selfie brincando com minhas expressões ou manias, tampouco saio por aí fotografando pessoas que considero interessantes ou chamam minha atenção. Mas sou observadora e fotografo com os olhos as mil expressões que encontro e iluminam o dia por mera atenção ao que se passa. 
   Os corredores de uma galeria no centro da cidade me lembram um teatro “de passagem” como o Oficina, no bairro do Birigui, em São Paulo, templo do talentoso Zé Celso Martinez Correa, que há décadas briga na justiça com Silvio Santos para manter a arquitetura ao redor de seu espaço cultural, ameaçado pelo dono do Baú da Felicidade que quer construir bem ao lado algumas torres residenciais. 
   A galeria tem também um espaço amplo de ponta a ponta e, quando me sento ali, observo tipos que poderiam estar no cinema ou no teatro, mas estão nas ruas debaixo de nossos olhos. 
   Um marido passa carregando uma cafeteira ainda na caixa, passa sério como se carregasse o andor de um santo, logo atrás vem a mulher, de passo firme e corpo alinhado da cabeça aos pés, seus braços, tronco e pernas lembram um bloco sólido, nada está fora do lugar, tudo proporcional e harmonioso, não fossem os olhinhos miúdos piscando de forma intermitente e mais rápida que um vaga-lume. Dona Certinha poderia ser personagem de filmes, só o pisca-pisca dos olhos valeria umas três cenas que dariam personalidade a uma personagem levemente neurótica. Gestos e expressões repetidas refletem no corpo nossas pequenas travas e manias. Nunca saberei se aquela mulher usa lentes de contato ou reproduz, como muitas crianças, a atitude de piscar por puro nervosismo. 
   Atrás do casal vem um setentão em um suéter quadriculado, tipo jacguard. Desde os anos 60 não via uma blusa daquele tipo, que meus tios vestiam quando queriam imitar Marcelo Mastroiani. Um deles ficou tão bem no modelo que ganhou o apelido de Clark Gable, por conta também dos olhos verdes que enchiam uma tela de cinema, num daqueles filmes de arrasas os corações. Os jeans e camisetas roubaram dos homens a vaidade de usar um suéter (assim se chama esse tipo de agasalho) que combina com calças lisas puxando pela mesma cor. O Mastroiani da galeria não chega a ser muito convincente como um suposto astro de cinema em tecnicolor, mas todo esforço pela elegância tem valor nestes tempos de chinelões e bermudas que ameaçam escorregar mostrando os fundos que não gostaríamos de encarar nem de frente. 
   Mas se fosse escolher a cena da semana, ficaria com o PM encostado no muro de uma igreja no centro da cidade. Eram cerca de 21 horas quando o vi com a farda de praxe, os coturnos engraxados e o revólver na cinta. Na rua, nenhum sinal de bandidagem, nenhum movimento que pudéssemos interpretar como suspeito. Tudo calmo no lugar onde habitualmente os moradores de rua dão show de variedades brigando por cigarro ou cobertor. 
   Na noite chuvosa, o PM encostado ao muro fala ao celular e, de passagem, ouço sem querer um trecho da conversa: “Quando chegar em casa, te ligo, meu amor.” Com apenas uma frase o soldado demonstrou toda sua humanidade, sem agressividade e desarmado na vigília, deixou claro que debaixo da farda também bate um coração. A cena romântica ficaria impecável sob a direção de Vittorio DE Sica, tão simples quanto emocionante. (Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI, celia,musilli@gmail.com página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 11 e 12 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares