domingo, 19 de novembro de 2017

LUCIMARA NUNCA VIU O MAR


   Ela tem 41 anos, teve poliomielite aos oito meses, acabou com os membros atrofiados, e hoje vive de doações que recebe no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil, onde fica todos os dias, há 20 anos, fazendo aquilo que pode para manter a si mesma e à mãe doente, diagnosticada com um coágulo no cérebro. 
   Seu nome é Lucimara Aparecida Diniz, a mulher que muitos londrinenses conhecem e que dias desses foi vítima de um blefe na rede social: postaram uma foto, como se fosse dela, sendo carregada por um homem numa praia. A história já foi desmentida, a pessoa da foto não é Lucimara que sentiu-se ofendida, mais que isso, humilhada, com o escândalo local criado a partir de uma imagem. A deficiente da foto não é Lucimara, mas se fosse, trata-se do direito de qualquer pessoa ir aonde quiser. Mas, neste caso, inventaram suas “férias à beira-mar” por maldade para demonstrar que ela gasta o que recebe com diversão. Alguns seres humanos desqualificam-se quando contam mentiras e as redes sociais oferecem um amplo território de manipulação e fofoca. 
   Dia desses passei pelo Calçadão e vi uma emissora de TV entrevistando Lucimara. Esperei alguns dias para encontrá-la mais tranquila , mas já havia decidido que ela seria personagem de uma crônica. Na última quinta-feira fui conversar com ela, apresentei-me como jornalista, e para minha surpresa fiquei sabendo o que os mentirosos não sabem. Lucimara nunca viu o mar. Aliás, só o viu nas fotografias, na televisão e, pasmem, ela sabe do mar porque leu os livros de José de Alencar – “Iracema” – e de Machado de Assis que, segundo ela, descreve num deles a praia de Copacabana.
   Assim eu soube que aquela mulher franzina, deficiente física, conhecida por todos que entram e saem da agência bancária, é uma leitora assídua. Ela me contou que já doou um livro de Jorge Amado para a Biblioteca Pública de Londrina, no qual também “viu o mar”, e me descreveu uma passagem em que o autor cita o Elevador Lacerda, em Salvador. 
   O que Lucimara não sabia é que ela inspirou um roteiro de cinema de um amigo saudoso, o jornalista Francelino França, já falecido, que escreveu um enredo no qual Lucimara, que fica no Calçadão, um dia é esquecida pela família na hora de voltar para casa. Na história, seu dia tem um final inusitado pelo esquecimento, mas eu nunca soube como França faria o desfecho, juntando realidade e ficção, ele sempre se interessou por personagens populares e informei à Lucimara que ela também seria personagem, como nos livros que lê. Seu olho brilhou quando soube. 
   Inspirada pelo enredo criado pelo meu amigo – que foi repórter de Cultura da FOLHA -, quis também conhecer a história pessoal daquela mulher que depende dos outros para chegar e sair do Calçadão dos os dias. Ela me contou que os motoristas de táxi da Praça Marechal Floriano Peixoto a levam e trazem. “O seu Darci, o seu Hélio e os outros me dão um desconto nas corridas”, informou, antes de responder que mora na Rua Ouro Preto.
   Ela me disse que sentiu-se humilhada com a história da internet. “Nunca tive nenhum namorado, nenhum homem ou mulher”, justificou.
   Então pedi licença para fotografá-la, ele ficou constrangida, só relaxou quando expliquei que o ilustrador Marco Jacobson também faz desenhos a partir de fotos. Ela então sorriu, imaginando o que seria sua “caricatura”. Na verdade, uma colagem. 
   Na saída ainda falando de livros e autores, Lucimara me disse que “gostaria muito de ler Dante Alighieri”. Exultei com o desejo dela e, de queixo caído, intimamente fiz uma promessa que ela só vai conhecer neste fim de semana, quando ler a FOLHA. Pode esperar, Lucimara, até o Natal vou entregar a você um exemplar de “ A Divina Comédia”. Tenho certeza que, na sua cadeirinha, você ficará feliz como quem vê o mar. (Crônica escrita por CÉLIA MUSILLI, escritora e jornalista, cela.musilli@gmail.com página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, caderno FOLHA 2, 18 e 19 de novembro de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares