terça-feira, 27 de novembro de 2018

PLANTAR ÁRVORES E FREAR O DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA


   A mudança climática não é mais novidade e suas causas são motivos de pesquisas e alertas da comunidade científica em todo o mundo. Não dá para negar a participação efetiva do Brasil no aumento do efeito estufa e o desmatamento da Amazônia é motivo de preocupação. Aflição que aumenta quando chega a notícia de que o desmatamento naquela região voltou a crescer entre 2017 e 2018 e atingiu o maior patamar da última década, com 7,9 mil km2 de floresta derrubados. O número representa um crescimento de 13,7% em relação ao período anterior (2016-2017). 
   Os dados acabaram de ser divulgados pelos ministérios do Meio Ambiente e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As informações são relativas ao Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), sob responsabilidade do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). 
   Desde 2013, os dados de desmatamento Prodes vêm apresentando uma tendência de crescimento. O pico de desmatamento nesse período ocorreu em 2016, com 7,9 mil km2, o que representou um aumento de 29% em relação ao ano anterior. 
   Em 2018, a situação atingiu índices bastante preocupantes. Enquanto o brasileiro vivia e se preocupava com eleições , de agosto a outubro aconteceu uma explosão no desmatamento amazônico, que cresceu 48,8% em relação ao mesmo espaço de tempo do ano anterior. O monitoramento em questão, porém, é relacionado ao Deter B, outro projeto do Inpe que acompanha o desmatamento quase em tempo real, mas possui menor resolução que o Prodes. De toda forma, segundo o ministério do Meio Ambiente, os dois sistemas apresentam grande convergência de informações. 
   Nas duas últimas décadas, a redução no desmatamento da Amazônia foi significativa. Após 2004 ter registrado o maior desmate – 27,8 mil km2 – documentado desde o início do Prodes, as taxas de destruição chegaram ao nível mais baixo (4,6 mil km2) em 2012. 
   Na última sexta-feira (24), um relatório apresentado por 13 agências governamentais norte-americanas tratou do impacto das mudanças climáticas nos Estados Unidos. O relatório de quase duas mil páginas detalhava as consequências devastadoras do aumento das temperaturas globais na economia, na saúde e no meio ambiente. Os incêndios florestais mais severos dos últimos anos, como o ocorrido em novembro, na Califórnia, é um exemplo dessas trágicas consequências.
   O clima da Terra está mudando rapidamente e a ação humana é a grande responsável. Uma das maneiras de frear o aquecimento global é manter as florestas e replantar o maior número possível de árvores. Por meio do Acordo de Paris, o Brasil já se comprometeu a reflorescer 12 milhões de hectares de florestas até 2030. Um compromisso tão importante quanto ousado. O País conseguirá cumprir essa meta? (FONTE: Editoral do dia 27 de novembro de 2018, terça-feira, escrito e publicado pelo jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares