sexta-feira, 16 de novembro de 2018

DEPRESSÃO NA AL: UM RANKING QUE O BRASIL NÃO QUERIA LIDERAR


   É com uma citação do livro “O Demônio do Meio-dia: Uma Anatomia da Depressão” que a Folha de Londrina abre nesta edição de sexta-feira (16) reportagem sobre a doença que atinge 5% da população. “A depressão começa do insípido, nubla os dias com uma cor entediante, enfraquece ações cotidianas até que suas formas claras são obscurecidas pelo esforço que exigem, deixando-nos cansados, entediados e obcecados com nós mesmos – mas é possível superar isso. Não de uma forma feliz, talvez, mas pode-se superar. Ninguém jamais conseguiu superar o ponto de colapso que demarca a depressão severa, mas quando se chega lá, não há como confundi-la”, descreve o autor Andrew Solomon. O norte-americano contou no livro como foi a batalha pessoal para vencer o mal que atinge a cada ano mais pessoas em todo o mundo. 
   Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão afeta 322 milhões pessoas no mundo. Em dez anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. No País, 5,8% da população sofre com a enfermidade, que afeta um total de 11,5 milhões de indivíduos. Segundo os dados da OMS, o Brasil tem a maior prevalência na América Latina e a segunda maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que tem 5,9% de depressivos. 
   Certamente, contribuíram para o crescimento da incidência no Brasil a crise política e financeira que atingiram diretamente o brasileiro nos últimos anos. A perda da esperança faz a ansiedade aumentar.
   O cenário é preocupante e mereceu um alerta do presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina e diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva. O médico afirmou que é preciso levar a questão do aumento dos casos de depressão a sério, pois 25% das pessoas no País já tiveram ou ainda vão ter a depressão. 
   A reportagem da FOLHA traz relatos de pessoas que conseguiram superar a doença e informa locais onde é possível buscar ajuda gratuitamente ou com preços simbólicos. Especialistas ouvidos pelo jornal lembraram que a causa da depressão são muitas e que o preconceito é um dos grandes desafios a serem superados. Infelizmente, a doença é uma das principais causas de suicídio. 
   Considerada o mal do século, a depressão não escolhe raça, idade ou classe social. Campanhas de orientação e conscientização são cada vez mais importantes para mostrar as consequências de ignorar o problema e negligenciar o tratamento. ( FONTE: EDITORIAL DO JORNAL FOLHA DE LONDRINA, (16), coluna Folha Opinião, do aludido jornal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares