domingo, 11 de novembro de 2018

CHUVEIRO DE BALDE


   Conversando com um amigo por estes dias surgiu o assunto: “Você se lembra daqueles chuveiros de balde? E isso me fez pensar o quanto a gente evoluiu no século passado. 
   No sítio chuveiro de balde era luxo porque ainda havia o banho de bacia, ou de canequinha também. Quando era muito frio o banho não era de corpo inteiro. O banho diário é um costume que adquirimos com os índios brasileiros. 
   O banho com chuveiro já havia na Grécia e depois na Roma antiga. E como não tinha eletricidade, onde não havia termas esquentava-se a água com fogo a lenha. Havia os banhos públicos que naquela época eram parte de uma atividade social como ir à praia ou ao clube dos dias de hoje. No Egito antigo o banho era um costume até das pessoas mais pobres. Tudo isso documentado em objetos da época. 
   Na idade média é que o banho teve uma mudança de hábito e deixou de ser atividade social e se tornou mais reservada. O chuveiro ou ducha feito em objetos com furinhos lembrando um chuveiro é mesmo antigo. No Japão antecedia o banho de imersão.
   No século 20, foi inventado o chuveiro elétrico mas a partir da década de 1940 é que se tornou mais seguro e livre de choques e formigamentos ao se tocar no registro de água. Com a popularização do plástico na década de 1960 o chuveiro elétrico foi se tornando mais comum nas residências urbanas. Mas na década de 1970 veio para ficar. 
   No sítio porém, foi mais demorado porque a eletricidade demorou mais pra chegar lá e o famoso banho de balde com aqueles furinhos ou imitando uma ducha foram utilizados por muito tempo ainda. A água era esquentada no fogão a lenha e depois levada para o banheiro que era um quarto de banho com um ralo. O balde cheio era erguido com uma corda e ficava suspenso, alguns tinham um pequeno registro que dispensava a água aos poucos. Eram outros tempos.
   Às vezes reclamamos de tantas coisas e antigamente tudo era tão trabalhoso para os habitantes do campo. Hoje é só abrir a torneira e usamos a água com tanta facilidade e nem percebemos o quanto ela é difícil. Tomamos banhos de meia hora ou mais. Naquela época o chuveiro era o tempo de um balde. Alguns não tinham registro, era só um balde de lata furado mesmo. Acabou a água, acabava o banho. Então, quanto tinha o registro, o negócio era ligar a água um pouco, ensaboar-se, esfregar-se, lembrando que serviço na roça sujava bastante -, e depois enxaguar-se. Ainda existe o balde de lata por aí, nas localidades mais afastadas. 
   O saneamento básico é um dos desafios que existem nas cidades, Imaginemos como faziam na cidade de Corinto, na Grécia, na época de Paulo apóstolo, com uma população de aproximadamente trezentos mil habitantes ou como faziam os hebreus atravessando o deserto depois do êxodo. E na China então, como faz hoje com 1 bilhão e trezentas mil pessoas? Precisamos de muita água. O chuveiro de balde ficou mesmo como peça de museu e nos traz muita reflexão sobre o passado, assim como sobre o futuro que não apenas nos espera mas também o que faremos para chegar a ele. (FONTE: Crônica escrita por DAILTON MARTINS, leitor da FOLHA, caderno FOLHA RURAL, página 2, coluna DEDO DE PROSA, 10 e 11 de novembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares