segunda-feira, 26 de novembro de 2018

PALAVREANDO DE A a Z


   “A palavra ‘porque’ pode ser dita de vários modos, experimente 

   Alguém pergunta se é cumieira ou cumeeira da casa, digo que é cumeeira pois a palavra vem de cume, a parte alta de morro ou montanha, como a cumeeira está na parte mais alta do telhado; daí fiquei pensando no mundo das palavras, não sei porque.
   A palavra ”porque” por exemplo: pode ser dita de tantos modos, experimente. Perguntando. Respondendo. Explicando. Enrolando. Ou até mandando: Porque eu quero e pronto!
   Então lembro de perguntar ao neto Caetano qual a maior das palavras, ele embatuca, revelo: é inconstitucionalissimamente, coisa que no meu tempo todo guri sabia. E ele me pergunta pra que servia saber isso, concordo que é nostalgice minha, sendo nostalgice um neologismo, palavra inventada. 
   Legal, diz ele, sendo “legal” uma gíria lá do meu tempo de menino, significando coisa boa, nada a ver com estar de acordo com as leis, sentido original da palavra.. As palavras se reinventam. 
   E também se renovam, como “fascismo”, que agora ressurge a significar autoritarismo e aversão a mulheres e gays mas, na sua origem italiana, significava coesão, pois vem de “fascio”, feixe, união de hastes – como Mussolini sonhou todos os italianos em torno dele (que entretanto acabou sozinho e linchado depois de, tão machista, ter se travestido para escapulir. 
   Aliás, travesti vem do latim/italiano, disfarçar-se através de vestido, inicialmente coisa de homens atores e carnavalescos lá ainda no século 19, até se consolidar como palavra para homens não só vestidos mas assumidos como mulheres. Entretanto, pode ter sua versão feminina também, como Joana Darc e nossa Maria Qiuitéria se travestiram de soldados. Assim, também as lésbicas que se vestem masculinamente merecem a palavra travestidas, embora não sejam travestis, A Língua é geniosa com os gêneros .
   Velhas palavras ressurgem gloriosamente como “deletar”, que existiu lá no Latim, significando apagar, e depois dormiu muitos séculos, até ser ressuscitada pela informática.. E há palavras novas que surgem de partos complicados como “uatsap” ou, na forma mais antiga (de poucos anos atrás...) “watsup”, que vem da expressão inglesa “what’s up” (que é que há?), ou seja, o celular toca, você vai ver o que há, o zap que chegou. Não confundir como “zap” de “zapear”, que vem do inglês também significando “apagar” e acabou designando o ato de pular de um canal para outro na tevê, assim “apagando” o canal anterior. A Língua tem dessas zoeiras. 
   Gosto de recriar palavras antigas, como serelepemente e salamelequetal, estrimiliquice, Eletroquetrocutado, escorreguinhentança, estrondoloso (aquele estrondo que chega a doer), bobocosidade (bobice oca de tão boba), embora a esta altura você esteja achando isto imbecilinigualável ou simplesmente estúpido, o que faz lembrar “ a sua estupidez não lhe deixa ver”, de Roberto e Erasmo, o mais impactante verso de amor da Língua. 
   “Atabalhoadamente” então, não parece que sai da boca aos trancos e barrancos? “Chilique” não parece estar mesmo tendo “chilique? “Pompa” parece tão cheia de si, “esquálido” tão desmilinguido.
   Já “concomitantemente” não parece mais a forma mais cartorária de dizer “ao mesmo tempo”? Faz lembrar Graciliano Ramos, quando revisor de jornal, de repente deparou numa notícia com a palavra “outrossim”. Deu uma tragada funda no seu cigarro sempre à mão e lascou.: “Outrossim é a pqp! – daí riscando a palavra. E parece que a praga pegou, porque “outrossim” sumiu pelo menos da língua falada por quem não usa roga. 
   Então, aproveitando que ainda não existe “outronão”, e como dizem to-dos os telejornais, vamos finalmente por aqui. (FONTE: Crônica escrita por DOMINGOS PELLEGRINI, d.pellegrini@sercomtel.com.br página 3, caderno FOLHA 2, coluna AOS DOMINGOS PELLEGRINI, 24 e 25 de novembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares