sábado, 24 de novembro de 2018

A EDUCAÇÃO COMO PRIORIDADE


   Em um país onde 30% dos brasileiros entre 15 e 64 anos são analfabetos funcionais, segundo o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), e a cada 100 crianças só 53,7% sabe ler ou escrever, não é difícil imaginar os desafios que terá pela frente o futuro ministro da Educação no governo de Jair Bolsonaro, o filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodriguez. Mais do que colocar Londrina em posição de destaque – já que o professor reside na cidade há cinco anos – a nomeação levanta uma série de expectativas em torno do que fará ele à frente da pasta.
   Em carta divulgada nesta sexta-feira, o educador fez uma clara sinalização do que pretende abraçar a pauta do chamado pensamento conservador, como foco na “preservação de valores caros à sociedade brasileira” para conduzir a gestão e elaborar normas para a educação no País.
   Ele defende que os brasileiros são, “na sua essência”, conservadores e avessos “a experiências que pretendem passar por cima de valores tradicionais ligados à preservação da família e da moral humanista”. E critica o que ele considera uma instrumentalização da educação com finalidade político-partidária. “Sim a uma educação que olha para as pessoas, preservando os seus valores e a sua liberdade”, reitera. 
   Apoiado pela bancada evangélica e visto com ressalva por educadores que condenam o movimento Escola Sem Partido, Ricardo Vélez Rodriguez deve atuar centrado em esquecer as ideologias para fazer com que a educação brasileira de fato decole. Não é uma tarefa fácil. A valorização dos professores, tema já abordado pelo futuro ministro, é um importante passo a ser dado nessa caminhada no sentido de se procurar atingir com o mínimo de satisfação as metas estabelecidas pelo PNE (Plano Nacional de Educação).
   Uma delas, destacada pela maioria dos educadores, é a que preconiza a destinação de ao menos 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação já em 2019 e chegar ao patamar de 10% em 2024. 
   O futuro ministro acerta quando diz que o modelo educacional que o Brasil precisa é aquele que leva em conta as perspectivas individuais e as diferenças regionais. “É o município que deve ser o foco na organização da nossa legislação educacional, olhando para as diferenças regionais levando em consideração os interesses dos cidadãos onde eles residem”, diz Rodriguez na carta. 
   Nesse sentido, o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação e, mais do que isso, a revolução que se espera em relação a melhorias nos indicadores dos ensinos básico, fundamental e médio, que são afinal de contas o alicerce de uma boa educação, só serão possíveis se a politica de investimento no setor for tratada como prioridade não apenas da pasta, mas do próprio governo de Jair Bolsonaro.( FONTE: EDITORIAL na página 2, dos dias 24 e 25 do jornal FOLHA DE LONDRINA, publicado na mesma data pelo mesmo jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares