domingo, 4 de novembro de 2018

O BRASIL PRECISA SE PREPARAR PARA CUIDAR DA POPULAÇÃO IDOSA


   O Paraná é o sétimo Estado entre os quais mais denunciaram violações de direitos dos idosos em 2017. No período, foram registrados 1.401 casos. Por meio das ocorrências que chegaram ao Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos, o governo federal constatou que as denúncias aumentaram 310% em comparação com 2011, quando o serviço telefônico recebeu 342 reclamações. 
   Este ano, o Estatuto do Idoso completa 15 anos e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País. Em 2017, foram 33.133 denúncias, sendo 15.870 casos relatados no Sudeste. São Paulo liderou o número de ocorrências registradas com 7.155 ligações para o Disque 100. Em reportagem deste fim de semana (3 e 4), a FOLHA que mostra a vulnerabilidade dos idosos brasileiros quando o assunto é segurança e respeito pelos seus direitos. 
   Para especialista da área, o aumento do número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias. Há uma dificuldade básica em identificar agressões ou outros tipos de violação de direitos entre aqueles com mais de 60 anos: a falta de um rede de apoio a essa população. Se com as crianças é possível que os professores identifiquem hematomas ou outros sinais de mudança de comportamento, no caso de idosos é mais difícil. Quase sem sair de casa para passear ou trabalhar, o isolamento em casa dificulta a ajuda externa. 
   Denunciar abusos, que podem vir de familiares ou cuidadores, é extremamente importante. A negligência e as violências físicas, psicológica e patrimonial estão entre os relatos que chegaram ao Disque 100. O perfil dos suspeitos traçado aos atendentes do serviço revela que filhos, netos, genros ou noras das vítimas estão entre os mais denunciados. O Conselho Nacional de Justiça também vem estudando a situação da população mais velha e contabilizou ao menos 28,9 mil novos processos protocolados nos tribunais em todo o Brasil, entre 2015 e 2017, relacionados a crimes previstos no Estatuto do Idoso. 
   Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes. (FONTE: Editorial e publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA, 3 e 4 de novembro de 2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares