sábado, 24 de novembro de 2018

AH, DORVA, DORVALINA...


   Baixinha, gordinha, cabelos brancos parecendo flocos de algodão, olhar doce, 10 filhos, 21 netos, 16 bisnetos e está com 92 anos – disse que “está no lucro” há muito tempo. Ela é a minha querida mamãe. Seu nome Dorvalina, mas os amigos a chamam de Dorva.
   Era de Cássia dos Coqueiros (SP), casou-se com o primo José Olegário e vieram para Cornélio Procópio na casa do Tio Antônio, com quem aprenderam a lidar no comércio. Seguiram depois para Sertaneja, um lugarejo sem água encanada, luz elétrica, muito pó, barro e com todos aqueles problemas de uma cidade que está começando. 
   Mamãe trabalhava muito. Não tinha empregada e quando ia lavar roupa, colocava o Dadá ( o Santana, taxista na Concha), eu e o Idivar amarrados naquelas cadeirinhas altas de madeira bem à sua frente, enquanto fazia o serviço em duas tábuas de bater roupa rodeadas por duas tinas de água. Tínhamos o quintal de dois terrenos para brincar. No final da tarde, colocava-nos naquelas tinas cheias de água para tirar a sujeira mais grossa de terra. Depois íamos para o banheiro terminar de tomar banho. Mais tarde, pôde ter ajudante na casa e foi trabalhar com o papai em nosso armazém de secos e molhados. 
   Aos 7 anos, entramos na escola sem saber nada: começamos do zero fazendo exercício motor, enchíamos páginas e páginas do caderno de “bolinhas e cobrinhas”. Também quando chegava lá por setembro, com o dedinho embaixo das palavras, meio gaguejando, já líamos para a professora as lições da cartilha Caminho Suave. A nossa mãe nos colocava ao redor da mesa grande da cozinha e nos ajudava nas tarefas escolares. Passava problemas usando os frangos, os porcos e os ovos da vovó do sítio para nós entendermos. Tomava a tabuada e a conjugação dos verbos. Contava histórias, lida gibis; quando entramos no ginásio, comprou coleções da Família do Tio Patinhas, de José de Alencar, do Machado de Assis e todos líamos. A mamãe cuidou bem de nós. 
   Periodicamente nos levava ao pediatra, o Dr. Nascimento, lá em Cornélio e também no seu Dito Dentista de Sertaneja. Quando um de nós fazia aniversário, era aquela festa! Uma semana antes, começava a fazer bolachas, palitinhos francês, beliscão, cajuzinhos e guardava em grandes latas. Na véspera, ela fazia as valas de coco, espichava, cortava e todos nós ajudávamos a embrulhar em papel de diversas cores. O bolo era feito pela Mitiko Nagano, a boleira de Sertaneja. Guaraná e sodinha não faltavam porque vinham da nossa fábrica de refrigerantes. Mamãe era muito dedicada à família, ajudava nosso pai lá no sítio no Mato Grosso. Dirigia caminhão, trator, ensinava meus irmãos a dirigir. Era parceira e companheira de papai em tudo. 
   Aqui em Londrina também foi muito ativa, fez parte do ramos das Mães de Schoenstatt, do Roupeiro de Santa Rita, Ministra da Eucaristia na Catedral , nos Sagrados Corações e Vicentina. Este ano, uns dias antes do seu aniversário, disse que gostaria que a data fosse publicada na FOLHA. Na hora, enviei um e-mail para o Militão, que foi meu diretor no Colégio São Paulo. Ele, gentilmente, atendeu. No dia, em destaque, lá estava a publicação do aniversário dela. De tão feliz que ficou, não largou o jornal o dia todo. Mamãe é assim, faz quebra-cabeças, palavras cruzadas, crochê em pano de prato, lê a FOLHA, a Veja e a Isto é. Esta é a minha querida mamãe, a Dorvalina, a Dorva para os amigos. (FONTE: Crônica escrita por IDIMÉIA DE CASTRO, leitora da FOLHA, página 2, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, 24 e 25 de novembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares