sábado, 10 de novembro de 2018

O MÊS DE CECÍLIA

 
   Nas datas de nascimento e morte de Cecília Meireles lembramos sua poesia eterna

   Escrevo esta crônica no dia 8 de novembro, um dia depois da data em que Cecília Meireles faria 117 anos. A poeta de olhos caros nem precisaria viver tanto, mas sua obra vive. Quem quer que pesquise a poesia brasileira passará inevitavelmente por ela. 
   Seus poemas suaves e profundos foram plasmados na realidade, mas tem a delicadeza de quem põe a alma do que escreve. Alma, identidade imaterial, inspiração de quem vai além da carne,
   A vida de Cecília Meireles não foi nada fácil. O pai morreu antes dela nascer, a mãe quando ela tinha três anos, a menina foi morar com a vó católica na ilha dos Açores, onde a língua portuguesa assume forma musical. Já li que Hilda Hilst, outra poeta emblemática, inspirava-se ‘ouvindo’ o português falado em Portugal, como se os versos fossem soprados em seus ouvidos por algum Fernando Pessoa. 
   Com Cecília Meireles, talvez tenha acontecido algo parecido, o português com seus múltiplos sotaques é mesmo uma das línguas mais musicais do mundo, poética por excelência. 
   Ao ler sobre a infância de Cecília, apartada tão cedo de pai e mãe, penso numa de suas frases mais famosas; “Aprendi com as primaveras a deixar-me cortar e a voltar sempre inteira”. Porque foi na infância que a vida começou a podar a poeta, mas ela sempre rebrotou.
   O estado de tristeza, no entanto, a acompanharia durante a vida. Começou a escrever poemas aos 9 anos, Aos 18 publicou seu primeiro livro simbolista. Aos 21 anos casou-se com o pintor português Fernando Correa Dias que sofria de depressão e acabou se suicidando. Assim as flores de Cecília Meireles foram podadas mais uma vez. 
   Mas ela rebrotaria, e casou-se de novo com o engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo com quem teve três filhas.
   Em suas fases apaixonadas escrevia seus versos mais bonitos: 
   “O que me encanta é a linha alada/ das tuas espáduas, e a curva/ que descreves, pássaro d’água!” (trecho do poema “Nadador”).
   Cecília começou a vida profissional como professora, mas foi também jornalista do “Diário de Notícias” , onde escrevia sobre educação.
   Ao longo da vida, ganhou prêmios importantes de literatura como o Jaboti, Olavo Bilac e Machado de Assis.
   Mas, para além do reconhecimento, fica uma obra poética ímpar. Se Manoel de Barros foi um mestre em deslocar a linguagem para lugares imprevisíveis, criando seu próprio imaginário, Cecília nos aproxima das emoções em poemas que são o desfolhamento das fibras do coração, com a condição de nos reconciliar com a dor e a alegria de forma plena. 
   A poeta nasceu no dia 7 de novembro de 1901 e faleceu em 9 de novembro de 1964. Este mês, portanto, é marcante em seu ciclo de vida, o mês ideal para celebrar sua memória com uma de suas frases que considero a síntese de seu nascimento, renascimento e morte. Segue aqui, traída pelas mãos do tempo, como um sopro de primavera: 
   “Tenho fases como a Lua: fases de andar sozinha, fases de ser só sua.” 
   Não há mulher lunar que não se identifique com toda essa poesias. (FONTE: Crônica escrita pela jornalista e escritora CÉLIA MUSILLI, celia.musilli@gmail.com caderno Folha 2, página 2, coluna CÉLIA MUSILLI, 10 e 11 de novembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares