sexta-feira, 9 de novembro de 2018

ÁGUA DO RIO AMAZONAS PARA ABASTECER O BRASIL


   Tendo o maior do rio mundo em extensão e em volume de água doce, não se entende como os governos, ao longo da história, nunca levaram adiante a ideia de utilizar o líquido desse vasto manancial e canalizá-lo para o Nordeste seco e inclusive para outros Estados. (O projeto de Israel, agora oferecido ao Brasil, de dessalinizar água do mar e irrigar o árido nordestino, seria uma solução se não tivéssemos o Amazonas e outros três grandes rios, mas a dessanalização é poluente e os ambientalistas são contra.
   Alguém precisa levar ao Bolsonaro a sugestão de usarmos nossas águas, já doces, e resolvermos de vez o problema da escassez de água. E temos tanta, pela prodigalidade do grande rio, que poderíamos abastecer, onde necessário, vasta região do Brasil, inclusive o Sudeste. Ocorre que os governantes, sobretudo da região Nordeste, nunca desejar melhorar a vida de sua gente, para assim mantê-la atrelada e dependente. 
   A bacia do Amazonas tem 90% de água doce do País, e este volume é despejado gratuitamente no mar, na proporção de 200 mil litros cúbicos por segundo, aumentando para 600 mil na época das cheias. Para abastecer o Nordeste, via aquedutos, a água viajaria 2 mil quilômetros, e 4 mil até são Paulo. Poderíamos, inclusive, vender água para outros países. 
   O Brasil já construiu um gaseoduto até a Bolívia e oleodutos entre os Estados, e por que não fazer isso com a água? Os generais do staff do presidente eleito já sugeriram uma solução imediata para levar água aos nordestinos. Uma medida paliativa, emergencial, mas ao menos a população e os animais não morreriam de sede. “Que braseiro, que fornalha, nem um pé de plantação: por falta d’água morreu meu gado, morreu de sede meu alazão” – foi o canto triste de Luiz Gonzaga, que ainda ecoa como uma advertência e um doloroso lamento.
   A Providência Divina, que foi tão pródiga para com o Brasil ao conceder-lhe recursos naturais, como o maior rio do planeta, a maior extensão florestal e toda sua biodiversidade, prodigiosas terras agricultáveis que produzem o ano todo e com o potencial para abastecer de alimentos o mundo inteiro, vai nos cobrar porque deixamos morrer de sede e de fome tantos coirmãos nordestinos do sertão e tantos outros pobres da periferia das cidades, incluindo-se os animais, os quais nos incubem preservar; deixamos que se ressecasse a terra, que as sementes não conseguem germinar, condenando as plantações a desparecerem de nossas vistas; e que os grandes mananciais de água – Amazonas, Tocantins, São Francisco e Paraná – ficassem ali, silentes e pouco aproveitados. 
   Os rios não existem apenas para os peixes – embora também estes sofram com a poluição das águas – mas igualmente para servir ao homem e às plantações. Vamos suscitar os governantes prestes a assumir o comando da Nação a que despertem para a realidade das populações carentes de água, e voltem sem demora seu olhar para o rio Amazonas. (FONTE: Crônica escrita por WALMOR MACCARINI, jornalista, página 2, coluna ESPAÇO ABERTO, sexta-feira, 9 de novembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA). * Os artigos devem conter dados do autor e ter no máximo 3.800 caracteres e no mínimo 1.500 caracteres. Os artigos publicados não refletem necessariamente a opinião do jornal. E-mail: opinião@folhadelondrrina.combr ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares