quinta-feira, 15 de novembro de 2018

BRASIL VIVE RETROCESSO NOS DIREITOS HUMANOS, DIZ OEA

Entidade criticou violações aos direitos de moradores de rua , entre utras minorias
 O Brasil já foi referência na promoção dos direitos humanos, mas hoje vive uma redução dessas garantias. Essa foi a conclusão da CIDH (Comissão Interamericana dos Direitos Humanos) da OEA (Organização dos Estados Americanos). Após uma semana de vistas a diversos Estados do País. “O Brasil se consolidou como um país de referência sobre políticas de direitos humanos , políticas de infância, que se constituíram através de governo distintos, como um compromisso de Estado”, disse Antonia Errejola, relatora para o Brasil. ‘Mas a comissão tristemente identificou uma redução da intensidade dessa dinâmica.”
   Em entrevista coletiva no Rio de janeiro nesta segunda-feira (12), a comissão divulgou um relatório preliminar com recomendações sobre o que viu. Destacou violações a indígenas, quilombolas, moradores de rua, trabalhadores rurais, presos e moradores de favelas e periferias, além de imigrantes, transexuais, defensores dos direitos humanos e à imprensa. A CIDH passou a última semana, a convite do governo brasileiro, se reunindo com a União, diversos órgãos públicos, representantes da sociedade civil, defensores dos direitos humanos, comunidades e vitimas de violência.
   Os integrantes da comissão, visitaram Brasília e os Estados de Minas Gerais, Paris, São Paulo, Maranhão, Roraima, Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. É a segunda vez que a comissão vem ao Brasil, apesar de fazer um monitoramento constante à distância – a primeira foi em 1995.
   A violência por agentes de segurança e o “padrão de impunidade sistemática em tais casos” foi um dos pontos mais criticados, mas também as mortes de policiais. “Os direitos humanos valem para todos, é importante frisar isso”, afirmou Errejola, que citou a falta de conclusão do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. 
   No campo de liberdade de expressão, a delegação frisou os constantes ataques recentes à imprensa no período eleitoral, condenou o “o ambiente de discursos de intolerância e ódio contra minorias que se criou” e criticou a criminalização de movimentos sociais através de lei antiterrorismo. Também chamou a atenção para a ausência de políticas públicas para a reforma agrária e o acesso à terra, bem como para a discriminação de venezuelanos em Roraima, mas pontuou como avanço a sansão de uma nova lei de migração neste ano. 
   Por outro lado, o relatório da CIDH celebra medidas recentes no País. Para eles estão a aprovação recente da lei que instituiu o Susp (Instituto Único de Segurança Pública) e de uma política nacional para a área e à implementação de audiências de custódia. Elogia ainda decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), a que transferiu presas grávidas ou mães de crianças para a prisão domiciliar e a que garantiu a libre manifestação de ideias em universidades após apreensões da Justiça Eleitoral em unidades públicas de ensino. Nos próximos meses a OEA vai preparar e publicar um relatório final sobre a situação do país. (FONTE: JÚLIA BARBON – FolhaPress, FOLHA GERAL, página 3, terça-feira (13) de novembro de 2018, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares