terça-feira, 20 de novembro de 2018

DOAÇÃO E LUTA PELA VIDA


   Acolhimento. Talvez seja a palavra que resume as três décadas de história completadas neste novembro pelo Banco de Leite Humano do HU de Londrina. Acolhida das mães com dificuldades para amamentar e de bebês prematuros das UTIs dos hospitais lutando pela vida – quando o leite materno engrossa ainda mais a lista de necessidades. 
   Não é um trabalho fácil e nesse período teve de se aperfeiçoar a novas exigências e constatações, como a descoberta de que o leite cru poderia transmitir o vírus HIV, Assim, primando pela qualidade do produto oferecido aos bebês, foi implantado um rigoroso processo de controle antes dele ser distribuído e da capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado. 
   A demanda é crescente, especialmente no HU de Londrina, referência no atendimento a gestantes de risco em toda a região, posto obtido graças aos investimentos em tecnologia, capacitação de profissionais, melhora na qualidade e humanização dos atendimentos. O banco precisa ter um estoque suficiente para ao menos 15 dias, como alerta a coordenadora Márcia Benevenuto de Oliveira. A produção mensal chega a 200 litros, porém a meta estipulada por ela ao seu trabalho é de obter 400 litros por mês. 
   Para isso a informação é primordial: contribuindo para o entendimento de mais profissionais sobre a importância do leite materno, de seu impacto na redução da mortalidade infantil e do papel desempenhado pelos bancos de leite, que trabalham não só para estimular o aleitamento, como para aproveitar o leite que seria descartado. 
   A reportagem da FOLHA acompanhou todo o processo da equipe e certificou que é mais do que merecido o reconhecimento conquistado pelo projeto, considerado referência também em outros países, além da necessidade de levar essa informação ao maior número de pessoas para que o volume de doadoras e, consequentemente, de bebês atendidos possa ser ainda maior. 
   E os números apresentados pela reportagem mostra que a meta de produção considerada um sonho pela coordenadora do banco de leite de
   Londrina, tem muitas condições de se tornar realidade. Cerca de 25% das mulheres que amamentaram têm uma produção acima do que o bebê precisa. A média de nascimento de bebês na cidade é de sete mil a cada ano, seriam então quase duas mil mulheres e condição de doar. Portanto, informar, sensibilizar e conscientizar são determinantes. (FONTE: Editorial do jornal FOLHA DE LONDRINA, por ele publicado hoje, terça-feira, 20 de novembro de 2018).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares