segunda-feira, 27 de março de 2017

UMA ESCOLA PARA MUITOS SONHOS

Nova sede da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) na zona Norte surge para atender uma demanda de crianças e adolescentes que sonham em chegar longe, ou especificamente, ao Ballet Bolshoi

   A unidade da Funcart recém-inaugurada na zona Norte é uma oportunidade para os alunos da rede pública se tornarem bolsistas nas aulas de balé – nova seletiva está agendada para abril

   No início era apenas mais um barracão na região dos Cinco Conjuntos em Londrina, que aos poucos foi ganhando corpo, com divisórias, barras, tablado e muita, muita expectativa. 
    Inaugurada na semana passada, a nova sede da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) na zona Norte, surge para atender uma demanda de crianças e adolescentes que sonham em chegar longe, ou especificamente, no Bolshoi, uma das mais famosas escolas de balé do mundo. 
   “Eu fico torcendo para que ela consiga porque força de vontade não falta”, conta Jorge Oliveira dos Santos, pai da bailarina Isabela Purceno dos Santos, de 13 anos. Ela é uma entre centenas de alunos da rede pública, beneficiados pela seletiva de bolsistas e que agora, têm a oportunidade de voltar a frequentar as aulas.
   Neli Beloti, que acaba de repassar a presidência da Funcart `Edson Holtz, explica que as fortes chuvas de janeiro do ano passado, inviabilizaram a continuidade do projeto que acontecia no Centro Cultural Lupércio Luppi, na mesma região, desde 2007.
   Isabela, assim como outras 200 crianças que eram atendidas no espaço tiveram que se deslocar para a rede central, localizada às margens do Lago Igapó. “Foi ruim demais. Não dava para os meus pais me levarem e então eu fiquei um ano sem poder ir a aula”, conta a aluna do 4º ano de balé. 
   Com a abertura da unidade, Jorge que chega do trabalho às 6 horas, pode acompanhar a filha até a aula que se inicia às 8h30. “É corrido, mas vale a pena. Encaro esse empenho com otimismo. É o sonho dela”, revela. 
    A extensão da unidade central , segundo Neli, é mais uma ação que vem materializar o caráter artístico, cultural e social da Fundação. Ela cita que ao longo de 24 anos, já foram realizados trabalhos por exemplo, com adolescente do Centro de Sócioeducação (Cense) e deficientes virtuais. 
   “Nunca houve impedimento de acesso à escola e o tempo nos mostrou a necessidade de formalizar esse tipo de atendimento”, acrescenta, ressaltando que o foco é sempre oferecer formação em dança com qualidade. 
   “Vamos formar bailarinos sim, mas também formamos público. Esses alunos poderão ser técnicos, coreógrafos, iluminadores, entre outros. É uma oportunidade para muitas crianças terem acesso a esse universo, além de ser uma ocupação, um compromisso diário”, declara. 
   Na sede da região Norte são ofertadas aulas de dança, incluindo pré-balé para crianças a partir dos 4 anos, balé clássico e contemporâneo, com inserção de mais de 60% de bolsitas totais ou parciais nos cursos regulares. Além disso, o local servirá como palco de apresentação artísticas e também para aulas de teatro.
   A coordenadora da escola de dança, Luciana Luppi, explica que a unidade é aberta a toda a comunidade, com mensalidade e taxa de matrícula, mas os alunos da rede pública de ensino têm a oportunidade de se tornarem bolsistas a partir de um teste seletivo. 
   “A ideia é selecionar as crianças que não têm condições de pagar pelas aulas”, diz. Os alunos selecionados irão formar turmas do 1º ano do curso regular, com uma frequência de três vezes por semana. A partir do 2º ano as aulas são diárias. 
   A próxima etapa acontecerá nos dias 3, 5 e 7 de abril, das 10h30 às 11h30. Podem participar alunos de 8 a 12 anos e é obrigatório a apresenta do comprovante de matrícula da escola. “O teste avaliará flexibilidade, musicalidade, coordenação motora, força muscular e biótipo”, comenta. 
   Critérios que João Padilha Belmiro Alves, de 11 anos, tem de sobra. O garoto que havia iniciado as aulas no Centro Cultural, está de volta ao tablado com a instalação da nova sede. “Meu desejo é dançar em uma grande companhia”, revela. 
    A professora Tayná Rodrigues , formada pela Funcart há cinco anos , acrescenta, no entanto, que não adianta ter físico e técnica, mas pouca vontade. “Tem criança que a gente enxerga o desejo no olhar e levo isso muito em consideração”, diz. 
   Pois em cada aluno, a professora vê um pouco da própria história. Assim como eles, Tayná alimentou desde pequena o desejo de se profissionalizar. E é rumo a esse futuro que a bolsista Liriani Santos Silva, de 12 anos, não quer perder nenhuma aula. 
   Durante o ano passado, a mãe Eliane dos Santos, reuniu-se com alguns pais que moravam próximos e montaram um esquema de revezamento para levar os filhos à sede central da Funcart. “Foi a solução que encontramos para que eles não parassem. Quando ficamos sabendo dessa unidade, aqui pertinho de nós, foi um alívio”, afirma a microempresária. 
   A Funcart mantém convênio com a Folha de Londrina há 23 anos, o que garante a manutenção de projetos e a oferta de bolsas. Segundo Neli, para a adequação da unidade Norte foram investidos cerca de R$ 20 mil. 

ENQUETE

   Por que você quer aprender balé? 

     Carol Caramori Aparecida, 8 anos - Eu daço balè desde os 4 anos. Eu gosto muito. Minha vida acostumou com a dança". 

   Giovanna Yasminm Marques Nastacio - 11 anos -"Minhas amigas faziam balé e eu fazia de circo. Resolvi aprender porque sempre gostei de dançar. Estou disposta a aprender tudo.
   Jhoicy  Kailler Atademis Firmino - 8 anos - "Vi um papel no portão de casa, falando sobre essa escola e pedi para minha mãe me trazer. Acho que pode ser um pouco difícil mas eu quero dançar"

   Kailanny Atademus Firmino - 7 anos - "Eu gosto. Gosto muito. Eu já   aprendi que para fazer balé tem que ter postura e ir bem na escola". 

   CONTRATURNO 
     

 Outra novidade neste ano é a sede na zona Leste, montada para atender especificamente jovens em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.
   O trabalho no bairro Santa Fé, consiste na oferta de atividades lúdicas e esportiva, oficinas de teatro e dança e outras dinâmicas para jovens de 12 a 17 anos.
   Essas ações acontecem em salas cedidas pela Capela Santa Ana, espaço que é dividido com a Cáritas Brasileira. Para atender 50 jovens, a unidade conta com a ajuda da comunidade através de doações de alimentos, jogos e materiais esportivos. (M.O.)

SERVIÇO 
   A Funcart zona Norte fica na Av. Alexandre Santoro, 440, Jardim São Paulo. Mais informações pelo fone (43) 3328-0467. A Unidade zona Leste fica na Rua Limeiras , 474, Jardim Santa Fé e atende pelo telefone (43) 3342-2362. (MICAELA ORIKASA - REPORTAGEM lOCAL, terça-feira, 14 de março d 2017, FOLHA CIDADANIA, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares