sábado, 4 de março de 2017

A SIMONE MAIS AMADA DA CIDADE


   Quando você cruzar o Rio Tibagi, lá pras bandas de Jataizinho, onde a terra é vermelha e o céu é bem azul, olhe para o lado. Aquela ponte ferroviária abandonada carrega uma grande declaração de amor extremamente calculada. Cada um dos treze pilares que sustentam a estrutura inaugurada em 1935 ostenta uma letra. A correria do dia a dia, a indignação pelo preço do pedágio, o reajuste da gasolina ou mesmo a rotina mecânica de quem percorrer a BR-369 escondem a mensagem marginal de 300 metros de extensão em letras garrafais: SIMONE EU TE AMO.
   Quem é Simone? A de Beauvoir ou a da música de Natal? A que faz dupla com Simaria não deve ser, porque a pichação é mais antiga que a aparição do mais novo sucesso do sertanejo de balada. Mais provável que seja uma moradora de Jataizinho mesmo. Talvez trabalhava em alguma das cerâmicas da cidade. E o rapaz apaixonado? Um operário, pintor, ou só um pichador mesmo? Em meio a tantas perguntas, uma se sobressai: teria tamanho empenho surtido efeito?
   Dois anos mais antiga que a ponte que permitiu a chegada do progresso ao Norte Novo, Noel Rosa compôs “Três Apitos.”... “Você que atende ao apito/ de uma chaminé de barro/ por que não atende ao grito tão aflito/ da buzina do meu carro?”. Ah, Simone, sua desnaturada! Talvez o pai não tenha permitido o namoro ou talvez o coração dela já tinha se deixado levar por outro rio que passou em sua vida. 
   O fato é que Simone pode ter se comovido com tal gesto. Por certo se casaram tiveram filhos. Hoje moram nas regiões próximas ao Ribeirão Jataizinho. Toda vez que chove mais forte é um sufoco    - Simone, vamos correr erguer os móveis que lá vem mais uma enchente, grita o poeta da Vila Francisco, segurando os dois filhos mais novos pelos braços. O mais velho já está no meio da rua, nadando na água suja. 
   A curiosidade foi tanta que entrei em contato pelas redes sociais com uma Simone em Jataizinho para descobrir pistas sobre a declaração de amor que tiraria o sono de João Dória. 
   - Não sou eu. Bem que gostaria que fosse, mas meu marido disse que não foi ele quem escreveu lá na ponte – disse às gargalhadas. Em seguida, surge uma ou duas pistas sobre a verdadeira Simone da Ponte e seu admirador. 
   Pelas estradas do Norte do Paraná, vou seguindo as placas e os letreiros tentando desvendar suas histórias; “Vende-se minhocas”. “Dor nas costas? Massagem com Jorge Japonês”, “Proibido jogar lixo. Sujeito a tijoladas”. Boite Drinks & Girls”.
   Quando amanhece, é hora de pegar o bloquinho, botar na sacola e seguir viagem. ( Crônica de CELSO FELIZADO, jornalista da FOLHA, página 2, caderno FOLHA RURAL, coluna DEDO DE PROSA, 4 e 5 de março de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

2 comentários:

  1. Dizem que foi o pica pau um procurado pela polícia por tentativa de homicídio é roubava gasolina do trem

    ResponderExcluir
  2. dizem que um homem amava muito essa tal de simone, mas ao levar um fora de sua amada, e ver ela com outro, escreveu 'simone eu te amo' antes de se jogar da ponte, ja passei por la muitas vezes, mas essa historia que sempre me cntam.

    ResponderExcluir

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares