terça-feira, 28 de março de 2017

PROJETO ENSINA CRIAÇÃO DE GAMES A ALUNO DA PERIFERIA

Crianças durante aula de programação de jogos em projeto da Code Club Brasil no Campo Limpo, zona sul de São Paulo

   Entidade britânica dá aula de programação a crianças de 9 a 12 anos na zona sul de São Paulo

   Com alguns recursos já programados, alunos desenham em um computador um jogo de pequeno labirinto e um barco – agora, a missão é fazê-lo se mover, sem bater, como um videogamae. 
   De olhos atentos às instruções do professor, 20 alunos de 9 a 12 anos se reúnem uma vez por semana para aprender, brincando, comandos de programação e criação de jogos no Campo Limpo e em Paraisópolis (zona sul de SP). 
   Arthur Gandra, diretor-executivo do projeto e professor voluntário, mostra a função de cada item passo a passo, O programa é intuitivo, colorido e proporciona um aprendizado de forma lúdica. 
   “Gosto muito de informática. E eles ensinam bem”, diz Renata Silva, 12. 
   Alguns pretendem seguir carreira na tecnologia, como Jennifer Silva de Jesus, 10, “Acho superlegal a gente aprender de forma diferente. Aqui é mais interessante. Pretendo, como profissão, cria aplicativos com algo social.”
   Os alunos que terminam cada etapa ajudam a instruir os colegas. 
   Ex-aluno, Vinicius Andreotti, 12, fez o curso em 2014, em Valinhos (a 88 km de SP), e aplica os conhecimentos no dia a dia. “Melhorei nas notas da escola. Passei a pensar mais rápido para resolver os problemas e ajudar os colegas.” Além disso, Andreotti disse que o conteúdo o ajudou a participar de um curso de robótica e serviu de incentivo para seguir carreira como programador. 
   O Code Club Brasil, entidade britânica que está no país desde 2013, visa ensinar informática gratuitamente, capacitando gerações para o mercado de trabalho. As aulas prometem desenvolver o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a criatividade. 
   “O Code Cllub tenta diminuir a desigualdade, pois há muitos cursos de programação que estão acima de R$ 300 por mês. As pessoas mais pobres não tèm acesso, afirma Gandra. 
   Segundo Gandra, o projeto, que se mantém por meio de parcerias com empresas e verbas de editais, têm como um mantra “empoderar por meio de tecnologia para gera emprego e renda”.

   PRÉ- REQUISITO 

   “Saber programas é um pré-requisito daqui a alguns anos, assim como aprender inglês. Ela vai ser a terceira linguagem para todos aprenderem”, afirma. 
   O curso ensina conhecimentos básicos de informática em 13 aulas, de uma hora e meia, divididas em dois módulos, que vão da criação de jogos a sites e aplicativos para smartphones e tablets.
   Os voluntário recebem como ajuda de custo vale-transporte e um certificado. 
   O Code Club Brasil tem cerca de 300 grupos no país e já formou mais de 10 mil crianças. Ao redor do mundo, são mais de 8.000 clubes de programação. 
   Na cidade de São Paulo, foi oficializado ONG em 2016. Hoje, com quatro turmas, tem como meta formar 480 crianças neste ano e se expandir para outras regiões da cidade. (KELLY MANTOVANI - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, página A27, caderno mercado, coluna dias melhores, terça-feira, 28 de março de 2017, publicação do jornal FOLHA DE S.PAULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares