quinta-feira, 9 de março de 2017

CONVERSÃO E FRATERNIDADE



   Temos assistido a uma onda crescente de violência em outro país. Para citar alguns fatos, vimos as rebeliões nos presídios do Maranhão, onde o povo não podia sair às ruas ou usar o transporte coletivo, muitos ônibus foram incendiados a mando de esquadrões do crime. Vimos as rebeliões nos presídios de Manaus, a fuga de muitos presos e, o pior, a chacina com esquartejamentos brutais, uma verdadeira carnificina. 
   Agora presenciamos a onda de violência que tomou conta do Estado do Espírito Santo com a greve dos policiais. Além dos saques às lojas e residências e a insegurança geral, mais de cem pessoas foram mortas. E, ao ler essas linhas, outras situações de violência, com certeza, visitam a mente do nosso leitor. Esquecemos que somos todos irmãos. (cf. Mt 23,8).
   A fraternidade, tão em baixa nestas situações, somente é possível através de um caminho de conversão. Somente a volta para Deus, somente a recuperação de nossa imagem e semelhança com o Criador, pode ajudar-nos a reconhecer que somos irmãos e irmãs uns dos outros. É preciso conversão para que haja fraternidade. 
O período da Quaresma é um tempo propício à conversão. Somos convidados a contemplar o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor e, à luz deste Mistério, recuperar os eixos centrais do nosso seguimento a Jesus Cristo para os dias de hoje. Não raro, corremos o risco de ter uma boa participação nas práticas cristãs como missas, reza do terço, procissões, louvores, mas desenvolver pouco as práticas cristãs como descritas no relato do julgamento final em Mateus 25. Falta-nos a Fraternidade com F” maiúsculo, essa capacidade de viver como verdadeiros irmãos , neste jardim de Deus que é nosso Planeta. 
   A Igreja do Brasil, todos os anos, nos convida a um exercício prático e sincero de conversão. E já é a sétima vez que retoma ao tema do cuidado com o meio ambiente. Em 1979, a Campanha “Preserve o que é de todos” já acenava para essa necessária conversão ao cuidado com a preservação da vida no Planeta
   Nesses quase trinta anos, a situação de depredação, de poluição e de destruição dos recursos naturais cresceu assustadoramente. Muitos cientistas fazem alerta até calamitosos, já não acreditam em uma mudança de rota da parte da sociedade dominada pela lógica do lucro e do consumismo. O Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si’, faz um apelo veemente a esse cuidado com a nossa Casa Comum. 
   O cuidado com o planeta e o cuidado com a vida do irmão são uma missão que Deus nos deixou. São os dois lados de uma mesma moeda. Somos partes da natureza, espalhados em diversas comunidades de vida, (= biomas) e a nossa vida depende da preservação dos recursos naturais. Temos de desenvolver práticas de consumo e de ocupação do solo de forma sustentável, capazes de garantir não apenas para nós, mas para as gerações futuras, os recursos que hoje desfrutamos. 
   Um ninho de vida é o Planeta, e a Terra é uma Casa Comum. Todos dependem de todos e o nosso destino é só um. Procure abraçar esta Campanha da Fraternidade como caminho de real conversão. A conversão é o caminho para a garantia da vida sobre a Terra e para a necessária e urgente superação da violência. 
E isso é pra começo de conversa!] (FONTE: IR. DENILSON MARIANO, SDN, Editorial da revista O Lutador, Gráfica e Editora O Lutador, Belo Horizonte, MG, Março de 2017).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares