quinta-feira, 9 de março de 2017

QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR


   A divulgação de indicadores de avaliação da qualidade do ensino sempre provoca polêmica. É natural que seja assim, pois uma das principais preocupações do brasileiro é justamente com a educação. Nesta quinta-feira (9), a Folha de Londrina traz dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , que trazem um no o panorama da educação superior no País. Os dados, correspondentes ao ano de 2015, mostram que 11,3% dos cursos de Ciências Sociais e Humanas e Tecnológicos – área escolhidas para esta edição da avaliação – tiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (COC). No Paraná, o índice é um pouco menor. Do total de 610 cursos avaliados, 9,1% ficaram com notas 1 e 2 na escala que varia de 1 a 5. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia o desempenho de estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens. O estudo mostra ainda que nos últimos anos o número de cursos Tecnológios e de Ciências Sociais e Humanas que não conseguiram atingir nota 3, o valor mínimo aceitável, se manteve estável. No Brasil, apenas 1,2% dos cursos conseguiram atingir a nota 5. No Paraná, apenas cinco cursos atingiram a nota máxima. Já considerando apenas a nota do Enade, o estudo mostra que um e cada quatro cursos oferecidos em instituições públicas de ensino superior obteve uma classificação insatisfatória nas provas aplicadas em 2015. Os cursos receberam pontuações nos níveis 1 e 2, de uma escala que vai até 5. Tiveram indicador 5, o maior, o equivalente a 8,9% dos cursos públicos avaliados. O Paraná está melhor colocado, pois esse índice ficou em 13%. O Enade é feito a partir de análise de duas provas aplicadas para alunos de cursos das áreas que estão sob avaliação. O panorama não é alarmante. O problema é que não houve progresso. Em 2012, último ano em que mesmas áreas de graduação foram avaliadas, 12% dos cursos conseguiram conceito insatisfatório. Um resultado bem semelhante ao de 2015. Mais do que uma ação punitiva, este tipo de avaliação de qualidade devem apontar as situações que precisam ser melhoradas para que a partir daí sejam tomadas medidas que representem melhoria contínua. Se o avanço esperado não acontece, é sinal que as ações precisam ser revistas. (OPINIÃO, página 2, quinta-feira, 9 de março de 2017, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares