sexta-feira, 22 de julho de 2016



   Receber um elogio do filósofo e escritor Olavo de Carvalho é algo que coloca em oposição dois sentimentos fundamentais: a humildade e a gratidão. 
   Por um lado, a humildade impede que eu reproduza literalmente aqui o comentário divulgado nas redes sociais. (Embora eu saiba: quem diz ser humilde já não está sendo humilde).
   Sob outro aspecto, igualmente importante, há o sentimento de gratidão, que deve ser expresso com todas as letras, e não apenas em caráter privado. Inúmeras vezes já disse a que ponto o Olavo foi importante na minha formação intelectual e até mesmo na minha sobrevivência como ser humano. Mas ter o meu trabalho elogiado por aquele que considero o maior escritor vivo da língua portuguesa aumenta exponencialmente a minha dívida moral com o mestre da Virgínia. Daí a necessidade de fazer este agradecimento em letras de forma, com toda a ênfase possível para um escritor menor feito eu, e com o prejuízo da humildade. Não fosse o Olavo, hoje eu seria um assessor pra lamentar ou, quem sabe, estaria preso em Curitiba. 
   Olavo não é homem de elogio fácil. Com a paciência marcada pelas cicatrizes de quem muito apanhou nestes 25 anos em que vem atacando a hegemonia incultural brasileira. Olavo tem um nível de exigência elevadíssimo, mesmo (e principalmente) com os amigos. Que um cronista do interior do interior do país, falando de assuntos que nem sempre têm maior interesse fora de sua cidade ou região, tenha sido mencionado pelo autor de “O Jardim das Aflições”, já constitui uma grande conquista literária, muito mais valiosa que prêmios ou diplomas concedidos por bancas julgadoras ou professores ideologicamente hipnotizados.
   Joseph Brodsky escreveu belo ensaio dedicado ao seu mestre W. H. Auden: “Para agradar a uma sombra”. Não quero aqui me comparar a ninguém ( sinto-me astronomicamente distante das grandezas dos poetas Brodsky e Auden), mas preciso admitir que escrevo para agradar a algumas vozes: as dos seus meus sete leitores, a de meu amado pai e a do professor Olavo. Na tentativa diária de agradar a essas vozes tão próximas, tenta talar e cantar com minha própria voz – aquela que vem do coração. 
   Das muitas lições que tive com Olavo de Carvalho, a mais importante foi a do amor ao próximo. Com ele aprendi que é impossível amar outra pessoa e ao mesmo permitir que ela continue vivendo na mentira. Dizer a verdade, por mais amarga ou ofensiva que seja, constitui um dever moal incontornável – e é o que tento fazer todos os dias com minhas crônicas. 
    Além do equilíbrio delicado entre humildade e perdão, o elogio de um grande escritor me impõe uma pesadíssima responsabilidade. O homem que está reinventando a alta cultura brasileira continuará sendo um leitor exigente. Se eu dormir sobre (ou sob) os louros do elogio, corro o risco de ganhar apelido. E ele é o melhor inventor de apelidos que já conheci: bobeei, estou Arruinaldo. 
   De qualquer forma, acho que desta vez o professor exagerou na avaliação. Quanto a mim – e talvez só quanto a mim -, Olavo não tem razão. (Crônica do jornalista e escritor PAULO BRIGUET, página 3, caderno FOLHA CIDADES, espaço coluna AVENIDA PARANÁ – por Paulo Briguet. Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrrina.com.br sexta-feira, 22 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares