quinta-feira, 28 de julho de 2016

LIÇÕES DO CAMINHO


   Percorrer quilômetros e quilômetros com um bastão na mão e dez quilos nas costas, é com certeza muito mais que uma simples caminhada! Andar ao longo de trinta dias na direção de Santiago, não implicará necessariamente em se contentar com a chegada a esse lugar. Trilhar um caminho é regatar a maior alegoria da vida humana. Nossas células psíquicas e espirituais nos impelem a caminhar. A avançar sem nunca pararmos! “ Não temos aqui morada permanente” Somos exilados e peregrinos de uma experiência existencial que não contempla stops antecipados.
   Caminhamos com pouco ou quase nada. A vida nos ensina a buscar uma agilidade que possibilite usufruí-la de forma total, sensorial e não apenas racionalmente. Carregar excessos, arrastar pendências, conflitos, relacionamentos que nos fazem mal, pode inviabilizar o próprio ato de viver que vai muito além do simples existir. Descobrimos que se vive bem, apenas com o essencial e que ele mesmo pode ser ainda partilhado ao longo do caminho. Se nossas feridas não precisam ser curadas, outros peregrinos ficarão felizes com o nosso bálsamo. O corpo e a mente agradecem a leveza possível com que caminhamos. Pagamos caro quando não conseguimos diminuir o que nos parece fundamental para a jornada. 
   O caminho coloca as cores de uma axiologia e do próprio transcendente na rotina que nos envolve no dia a dia e que constitui em última análise o trilho do próprio viver. Sim! Viver bem e intensamente, passa pela valoração do que consideramos simples e básico. Quem se põe a caminho percebe que rotina não é sinônimo de alienação nem de “piloto automático”. O caminheiro na singeleza de seu caminhar, contempla, reflete e se pergunta. Torna-se filósofo, vira verdadeiramente humano. 
   Existem centenas de odores e cores no Caminho de Santiago. Uma exuberância de vida que se renova a cada primavera. Também isso é profundamente simbólico. A vida humana está longe de ser em preto e branco. É colorida! É um arco-íris. Ninguém é detentor da verdade, porque ela não se deixa aprisionar por nenhum sectarismo ou parcialidade. Não é relativismo, é a imposição da própria essência que procuramos. A riqueza da caminhada está prioritariamente nessa procura. Nesse processo todos os caminheiros acrescentam algo importante e nos enriquecem. A terminologia crente e não crente perde todo o sentido na poeira do caminho e dá lugar à solidariedade da própria busca do absoluto que sempre nos impulsiona para o advir do mais e melhor. Um caminho que se faz caminhando é a existência humana que se torna concreta e definida no aqui e agora da história, quando o seu protagonista abomina o sedentarismo e tece com paciência e determinação os fios que a conduzem à sua plena realização. 
   Há uma ética que envolve quem caminha. O peregrino não atrapalha ninguém, mas não abandona quem quer que seja. Todos se sentem respeitados e nenhum se sente sozinho! Embora todos falem inúmeras línguas, a comunicação fui extraordinariamente, pois a sintonia e a magia do caminhar a todos contagia. Há nisso uma linguagem universal que resgata o ser humano enquanto tal, o aproximando de seu semelhante. Num mundo que tem sublinhado as diferenças e exacerbado os preconceitos, o Caminho de Santiago é o antídoto! Quem se dirige a tão nobre objetivo com determinação e sacrifícios, não tem tempo a perder e não exclui ninguém dessa mesma caminhada. Ninguém retorna incólume de uma aventura assim! ( MANUEL JOAQUIM R. DOS SANTOS, padre da Arquidiocese de Londrina, página 2, ESPAÇO ABERTO, quinta-feira, 28 de julho de 2016, publicação do jornal FOLHA DE LONDRINA).          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!

Comente!

.

.

.

.

Comentários

Wanda Cobo

"Maravilha meu amigo, continue nos deliciando com suas ideias." W.D Londrina-Pr


Adilson Silva

Olá Professor José Roberto, Parabéns pelas excelentes matérias , muito bom conhecimento para todos. muita paz e fraternidade. Londrina-Pr

Marcos Vitor Piter

Excelentes e Sabias palavras parabéns Professor um Abraço dos Amigos de Arapongas - PR.

João Costa

Meus parabéns por vc e por tudo que pude ler continue levando este conhecimento p/ todos. Forte abraço! João Batista.
--------
Meu amigo continue contribuindo com a sua sabedoria. Forte abraço... João Batista 31/10/2013
Daiane C M Santos
Parabéns, muito criativo e inteligente!
Zeze Baladelli
Oi meu amigo,entrei seu blog,parabéns querido,voce é um gentleman,um grande amigo e muito inteligente,desejo que Deus te abençoe mais e mais...super beijo...



MARINA SIMÕES

Caro amigo Roberto, muito obrigada por suas sábias e verdadeiras palavras. Como é bom encontrarmos no nosso dia adia pessoas que comungam nossas idéias, nossas críticas, ou mesmo comentário sobre determinados assuntos. Eu procuro escrever e mostrar mensagens de
fé, de esperança, ou mesmo um alento carinhoso para nós que vivemos um mundo tão cruel, egoísta e caótico. Estou tentando escrever um comentário sobre seus textos. Parabéns, eu os tenho como que a "arquitetura" com as palavras. É um estilo totalmente seu, e meu amigo é simplesmente estimulante. Ele nos faz pensar e isto é muito bom. Um grande abraço. Marina.



JOÃO RENATO
Aqui estou eu novamente é impossivel não entrar aqui para vê estas maravilha por vc postada. Forte abraço do seu amigo hoje e sempre...........

ADALGISA
Parabéns! meu amigo querido!!!Adorei seu blog, mensagens lindas e suaves como a tua persoalidade e seu jeito de ser!!!Abraços e beijos.
TIAGO ROBERTO FIGUEIREDO
Parabéns professor José Roberto seu blog está divino..abs !
JAIRO FERNANDES
Olá, Querido Professor José Roberto! Fiquei muito emocionado com suas mensagens postadas, gostaria muito de revê-lo novamente após muitos anos, você fora meu professor e tenho muita saudade, gostaria que enviasse-me o seu endereço.ʺ Deus te ilumine sempreʺ Pois fazes parte de minha história de vida.
ALICE MARIA
Oi tio.Muito lindo seu cantinho na internet. Tô de olho. Lembro também de algumas coisas lá da Serra, principalmente da venda do vô Rubens. Beijo ,Alice Maria.

WANDA COBO

WANDA COBO

Postagens populares